Os benefícios das campanhas de anúncios na Amazon.com

Os benefícios das campanhas de anúncios na Amazon.com

Uma ferramenta que a Amazon oferece, para você conseguir dar mais visibilidade quando chega em um mercado novo: EUA.
Antes de começar a vender para os Estados Unidos pela Amazon.com, você precisa entender a importância do investimento em anúncios. Como vendedor parceiro, você com certeza já sabe disso, mas esse é um ponto a ser reforçado, afinal, você estará entrando em um novo mercado e serão diversas etapas até você se tornar um vendedor parceiro bem sucedido no país.

O cenário dos Estados Unidos é muito competitivo, com milhares de vendedores parceiros divulgando diversos produtos todos os dias. E quando você entra neste mercado, você tem duas formas de conseguir trazer tráfego para os seus produtos: de forma orgânica, pela listagem dos produtos com qualidade, e avaliações positivas, ganhando relevância; ou por meio dos anúncios.

Quando você chega em um mercado novo e os clientes ainda não conhecem seu produto, é mais difícil vender organicamente, então vale o investimento em anúncios. O processo de divulgação de um produto acontece como um funil: conforme ele ganha visibilidade, ele tem mais chances de ser clicado. Consequentemente, maior é a possibilidade de venda e de receber boas avaliações, que farão o produto crescer em visualizações, aumentando o tráfego orgânico.
A imagem mostra um grupo de pessoas com os seus celulares e representa o interesse em produtos Amazon.
Dessa forma, a mídia paga é um modo de explorar o máximo potencial de divulgação do seu produto. Sabendo disso, vamos para a parte prática.

A primeira coisa para começar sua campanha de marketing é conferir se você criou um catálogo de qualidade e deixou a página dos seus produtos bem completa. Tendo isso feito, você precisa saber que a Amazon oferece diferentes formatos de anúncio para você investir: o sponsored products (anúncio dos produtos), o sponsored brands (anúncio das marcas), e o sponsored display (banner).
1. Sponsored products, ou Anúncios patrocinados
Os Anúncios patrocinados são o anúncio do produto em si, com o nome e o preço e foco em conversão de vendas. Ele aparece dentre as opções da sua busca.
2. Sponsored brands, ou Patrocínios de marca
Patrocínios de marca é exclusivo para quem tem uma loja da marca, ou brand store, dentro da Amazon, e aparece o nome dela e o produto, com intenção de criar conhecimento de marca, além da conversão. Normalmente, ele se localiza nos cantos ou no centro da página.
3. Sponsored display
Sponsored display é um banner que está na página do produto que você selecionou, mostrando uma combinação do produto, do valor e da possibilidade de compra, ou seja, da conversão, só que dentro de uma página externa à Amazon. Visualmente, é bem similar ao sponsored product, mas aparece em outro lugar.
Considerando essas três formas de anúncio, nossa recomendação é que você comece investindo a maior parte do seu orçamento em Anúncios patrocinados, para aumentar a chance de seu produto ter mais visualizações, quando um cliente estiver procurando um produto relacionado. Também vale investir um pouco em Patrocínio de marca, mas essa não deve ser sua prioridade inicial.

Outra recomendação quando você vai criar uma campanha por primeira vez, é que você faça a campanha de anúncios automática da Amazon, em vez da manual. Nela, a própria Amazon indica quais as melhores palavras-chave de acordo com o produto e quais os valores a serem investidos para elas terem relevância. Dessa forma, você pode entender a elasticidade da palavra-chave e, depois, otimizar seus anúncios em uma campanha manual. Então basta programar a campanha e deixar ativa por, pelo menos, duas semanas, para avaliar quão bem a palavra-chave desempenhou e se o orçamento fez sentido.
A imagem mostra uma mulher no computador, olhando anúncios na Amazon.
Os anúncios na Amazon funcionam por CPC, custo por clique, o que significa que você só paga se alguém clicar neles. Para avaliar se a campanha foi bem sucedida, você deve observar o ROAS (“Return on advertising spend”, ou “retorno sobre gasto com anúncios”), que precisa estar sempre acima de 1, mas idealmente deve ser 2, que indica que você está tendo retorno.

É importante também acompanhar as impressões, ver se elas são relevantes e estão sendo convertidas em cliques e compras, observar quantas unidades estão sendo vendidas, quanto do investimento está gerando vendas, entender a diferença entre vendas orgânicas e pagas, e sempre manter uma visão analítica para definir se algo deve ser mudado.

A Amazon ainda recomenda que você faça o curso Sponsored ads Certification (por enquanto, disponível em inglês), a certificação de anúncios da marca, que te explica todo o passo a passo do investimento, as diferenças entre os anúncios e te ajuda no processo. Afinal, é bem importante ter um bom posicionamento no site e, inicialmente, você vai precisar do empurrãozinho dos anúncios para ter mais sucesso vendendo no Estados Unidos.
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