Cresça seu negócio
Saiba como utilizar os relatórios da Amazon a seu favor
No portal do vendedor parceiro da Amazon, o Seller Central, você encontra diversas informações importantes sobre seus produtos e suas vendas
20 oct, 2022
4 min
Você, que é vendedor parceiro da Amazon, sabe a importância de acompanhar suas vendas, lucros, alcance e satisfação do cliente, certo? E isso vale para todo tipo de venda, online ou offline, na sua loja ou sendo um vendedor parceiro da Amazon. Para a exportação, não seria diferente.
Então você pode ficar tranquilo: no Seller Central, portal do vendedor parceiro da Amazon, você encontra uma série de relatórios que te ajudam a entender como vai o seu negócio, seja em relação à performance das vendas, a como estão os pagamentos para o seu time financeiro, a qualidade do seu catálogo, como estão seus produtos, avaliações, e muito mais.
Você tem, ali, diversas informações sobre o que tem dado certo e até sobre gargalos do processo, para que você entenda onde e como pode melhorar e o que deve ser mantido. E não precisamos reforçar o quanto isso é importante, especialmente considerando suas possibilidades de retorno financeiro.
Sabendo disso, confira algumas dicas práticas de como usar os relatórios da Amazon.com a seu favor!
Então você pode ficar tranquilo: no Seller Central, portal do vendedor parceiro da Amazon, você encontra uma série de relatórios que te ajudam a entender como vai o seu negócio, seja em relação à performance das vendas, a como estão os pagamentos para o seu time financeiro, a qualidade do seu catálogo, como estão seus produtos, avaliações, e muito mais.
Você tem, ali, diversas informações sobre o que tem dado certo e até sobre gargalos do processo, para que você entenda onde e como pode melhorar e o que deve ser mantido. E não precisamos reforçar o quanto isso é importante, especialmente considerando suas possibilidades de retorno financeiro.
Sabendo disso, confira algumas dicas práticas de como usar os relatórios da Amazon.com a seu favor!
Métricas de visualizações
A gente sabe que os clientes precisam visitar os detalhes dos seus produtos para realizar a compra, certo? As métricas de sessões — ou seja, visitas únicas a alguma página — e visualizações, ou seja, quantas vezes a página foi vista, demonstram qual o nível de acesso a essas páginas de produtos.
E aqui, a conclusão você já imagina: quanto mais acessos seus produtos têm, maior é a chance de vender. Vale observar dados que indiquem quantas vezes o mesmo consumidor visitou a página e quantas visitas únicas ela teve. Além de poder visualizar, quantas vezes você foi o vendedor parceiro em destaque para esse produto específico.
Com essas informações em mãos, você consegue olhar para seu produto de forma crítica, pensando até no que faria o cliente voltar mais de uma vez, porém demorar a concluir a compra. Pode ser o valor, a descrição, as imagens, dentre outros fatores. Você pode testar algumas modificações para ver se consegue vender mais.
E aqui, a conclusão você já imagina: quanto mais acessos seus produtos têm, maior é a chance de vender. Vale observar dados que indiquem quantas vezes o mesmo consumidor visitou a página e quantas visitas únicas ela teve. Além de poder visualizar, quantas vezes você foi o vendedor parceiro em destaque para esse produto específico.
Com essas informações em mãos, você consegue olhar para seu produto de forma crítica, pensando até no que faria o cliente voltar mais de uma vez, porém demorar a concluir a compra. Pode ser o valor, a descrição, as imagens, dentre outros fatores. Você pode testar algumas modificações para ver se consegue vender mais.
Formas de envio atrativas
A essa altura, você já sabe que existem duas principais formas de enviar seus produtos para o cliente final nos Estados Unidos, certo? Com logística própria ou utilizando o programa FBA – Logística da Amazon, em que a empresa se responsabiliza por todo o processo de envio depois que seu produto chega aos centros de distribuição da Amazon nos Estados Unidos.
Ao fazer sua escolha, você terá acesso a relatórios de envio e de tempo, qualidade e avaliação da entrega. Com eles, você pode analisar a eficácia da sua escolha e definir como seguir a partir deste momento, efetuando mudanças ou não.
- O FBA – Logística da Amazon é uma forma de envio rápida e cômoda, porém, caso você escolha iniciar com a logística própria, é importante acompanhar os relatórios e entender se você está atingindo o maior potencial das suas vendas — e das entregas, é claro.
Eventos e campanhas
Os relatórios também são bastante úteis para você analisar quão bem sucedida foi sua campanha em um evento, como o Prime Day ou Black Friday, ou seus anúncios em geral. Você pode comparar os dados conforme as datas para analisar o que foi efetivo e o que poderia ser feito diferente.
No caso do Prime Day, a data é anual, então é importante guardar os dados dos relatórios para fazer eventuais alterações no ano seguinte. Já em relação às campanhas de anúncios, vale fazer um comparativo entre o antes, o durante e o depois, para ver o que funcionou e o que poderia melhorar, para que você coloque isso em ação já na próxima campanha.
Isso também vale para mudanças nos preços dos produtos e descontos pontuais; é importante sempre observar os períodos que envolvem essas alterações para entender se funcionou e se compensa repetir.
Toda mudança expressiva no relatório das visualizações, e até das vendas, dos seus produtos deve ser observada. Você pode se perguntar e investigar o que teria causado essa mudança, seja ela boa ou ruim, para definir que ações ter ou manter.
O Seller Central, portal do vendedor parceiro, tem diversas ferramentas para te ajudar nas suas vendas, e os relatórios são uma das mais importantes. Conheça e aproveite.
No caso do Prime Day, a data é anual, então é importante guardar os dados dos relatórios para fazer eventuais alterações no ano seguinte. Já em relação às campanhas de anúncios, vale fazer um comparativo entre o antes, o durante e o depois, para ver o que funcionou e o que poderia melhorar, para que você coloque isso em ação já na próxima campanha.
Isso também vale para mudanças nos preços dos produtos e descontos pontuais; é importante sempre observar os períodos que envolvem essas alterações para entender se funcionou e se compensa repetir.
Toda mudança expressiva no relatório das visualizações, e até das vendas, dos seus produtos deve ser observada. Você pode se perguntar e investigar o que teria causado essa mudança, seja ela boa ou ruim, para definir que ações ter ou manter.
O Seller Central, portal do vendedor parceiro, tem diversas ferramentas para te ajudar nas suas vendas, e os relatórios são uma das mais importantes. Conheça e aproveite.
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