7 dicas para começar a vender eletrônicos na Amazon

7 dicas para começar a vender eletrônicos na Amazon

Passo a passo para entrar em um dos segmentos de e-commerce que mais cresce no país
18 mar, 2021
12 min
Vender eletrônicos na Amazon é a oportunidade de fazer parte de um mercado que cresce cada vez mais e ainda conta com a credibilidade e reconhecimento que o marketplace já possui.

O marketplace da Amazon tem mais de 100 mil produtos na área de eletrônicos, divididos em várias categorias: smartphone e acessórios, câmeras e foto, TV, vídeo e cinema em casa, fones de ouvido, computadores e informática, games e dispositivos e dispositivos Amazon, como Alexa, Firestick, entre outros.

Tabela de tarifas para vender eletrônicos na Amazon

Para começar a vender na Amazon, você tem a opção de escolher entre dois planos de vendas, o Individual ou o Profissional. O Individual é recomendado para quem não pretende vender mais de 10 itens por mês, enquanto que o profissional é voltado para quem planeja vender acima disso.

O Plano Individual é cobrado R$2,00 por item vendindo + comissão e no Profissional, são pagos R$19,00 mensalmente + comissão por item vendido.

Além desses valores, o vendedor tem que pagar uma tarifa administrativa quando ocorre o pedido de reembolso. O preço da tarifa é 20% da comissão aplicável ou o menor valor de R$10,00. Por exemplo, em um reembolso de R$10,00, em que a comissão é 15%, a tarifa será de R$0,30, ou seja 20% de R$1,50.

Taxa de comissão de eletrônicos:

A Amazon debita o maior valor aplicável entre a porcentagem da comissão ou comissão mínima por item.

Categorias
Porcentagem da Comissão
Comissão mínima aplicável
TV, áudio e cinema em casa
9%
R$ 1,00
Eletrônicos portáveis
13%
R$ 1,00
Celulares
11%
R$ 1,00
Câmera e fotografia
13%
R$ 1,00
Acessórios para eletrônicos e para PC
15% até R$100,00
10% acima de R$100
R$ 1,00
Videogames e Consoles
13%
R$ 1,00
PC
12%
R$ 1,00
Eletroportáveis de cuidado pessoal
11%
R$ 1,00

Dicas para começar a vender eletrônicos na Amazon

Para conquistar bons resultados ao vender eletrônicos na Amazon, defina quem são seus consumidores em potencial e pesquise seus interesses e necessidades para oferecer os produtos mais estratégicos para esse nicho.

Ao cadastrar os itens na Seller Central, dedique uma atenção redobrada na escolha das imagens e na descrição. Procure destacar os diferenciais de cada produto e as razões para optar por ele. Use imagens de alta qualidade, em um fundo branco, e que são representações fiéis do item à venda.

Adicione os eletrônicos nas categorias mais adequadas à cada um deles, assim, quando os usuários estiverem em busca de algo relacionado, o seu produto aparecerá nos resultados da pesquisa. Isso é uma forma de fazer com que ele se destaque dentre os variados nichos de mercado vendidos na loja Amazon.

Antes de definir o preço dos produtos, faça uma pesquisa com seus concorrentes, assim você conseguirá colocar um preço que seja competitivo. No caso de itens exclusivos, como de coleções limitadas, use a descrição para explicar o valor deles.

Confira a seguir 7 dicas para ter sucesso vendendo eletrônicos na Amazon!

1. Seguir o guia de estilo da loja de produtos eletrônicos

A primeira impressão que o cliente tem de um item, quando ele aparece nos resultados de busca, faz toda a diferença. Isso pode definir se ele irá abrir a página do produto ou não. Por isso, a Amazon criou um guia de estilo para a venda de eletrônicos, que irá te auxiliar a não esquecer de nenhum detalhe ao cadastrar os produtos da sua loja.

Crie um título conciso, com as seguintes informações e na ordem: produto, marca, série, modelo, medidas, cores, quantidades. É recomendado ainda que os títulos não ultrapassem os 200 caracteres, coloque as medidas somente se houverem tamanhos diferentes.

Os formatos de arquivos de imagem aceitos pelo programa são JPEG, TIFF e GIF estático, mas o mais indicado é o JPEG. A imagem principal deve ter ao menos 1.000 pixels do lado mais longo, para que o cliente possa usar o zoom, e estar centralizada em um fundo branco.

Ao abrir a página do produto, é importante que o usuário tenha acesso a outras imagens do item, você pode adicionar até 8 fotos. Por exemplo, do item fora da caixa, em uso, em ângulos variados e da embalagem.

Na descrição, faça uma lista dos principais recursos do produto e explique os benefícios de cada um deles.

Para melhorar ainda mais a página do produto, você pode criar um conteúdo A +, se for o proprietário da marca e tiver o plano de vendas Profissional. Através dessa ferramenta, você terá a possibilidade de descrever melhor as características do seu produto, colocar o posicionamento da marca e fazer uma narrativa diferenciada sobre ela.

2. Excelente atendimento ao cliente

A experiência do usuário nas compras da Amazon é um dos grandes atrativos do marketplace. Você pode usufruir dessa credibilidade já conquistada, mas, para isso, é essencial oferecer um atendimento de alta qualidade aos seus clientes.

Isso significa, ter clareza na descrição dos produtos, vender itens de qualidade, respeitar os prazos de entrega e responder as mensagens dos usuários com rapidez. Um mau atendimento faz com que o cliente, além de não comprar mais na sua loja, escreva avaliações ruins, desencorajando outras pessoas a confiarem no seu negócio.

3. Promoções

As promoções são uma forma de fazer com que seus produtos ganhem destaque entre os concorrentes e, certamente, com que você aumente suas vendas. Você pode oferecer um desconto, brindes ou vantagens como “compre um e leve dois”.

Para ter sucesso com a sua promoção, certifique-se que o cliente saiba que ela existe. Uma dica é investir na divulgação através de campanhas nas redes sociais que são mais usadas pelo seu público-alvo. Antes de criar a oferta, analise quais produtos seus clientes estão mais interessados, para identificar qual promoção terá um bom retorno.

Ofertas de tempo limitado são uma estratégia eficaz, as pessoas tendem a responder melhor ao ver que podem perder a oportunidade de pagar menos por um produto.

4. Ofertas especiais

As ofertas especiais são aquelas que aparecem na página de ofertas da Amazon. Para incluir uma promoção nesta categoria é preciso ter o plano de vendas Profissional.

O produto deve ser novo, estar qualificado para o Prime em todas as regiões e ter um histórico de vendas no programa Seller Central, com uma avaliação de clientes de no mínimo 3 estrelas.

5. Se inscrever no programa FBA - Logística Amazon

O programa FBA - Logística Amazon é uma solução para ter um processo de entrega eficiente, sem que você tenha que se preocupar com embalar e enviar os produtos para o consumidor.

A sua responsabilidade será enviar os produtos para o centro de distribuição da Amazon, que, por sua vez, irá empacotar, enviar, coletar e fazer o atendimento ao cliente.

Ao fazer parte deste programa, os consumidores poderão aproveitar todas as vantagens oferecidas pelo e-commerce, como frete na loja da Amazon gratuito, adicionar embalagem e mensagem para presente, rápida entrega e devolução.

6. Usar o catálogo unificado

Uma das vantagens de vender na Amazon é contar com o catálogo de produtos unificado. Através dele, cada item tem uma página de anúncio, onde o usuário pode checar todas as informações sobre o produto e conferir quais são os vendedores que o disponibilizam.

Isso ajuda a dar maior visibilidade à sua loja, o usuário pode comparar os preços, além de analisar a reputação de cada vendedor listado. Por isso é tão importante oferecer preços competitivos e criar benefícios que o diferenciam ao vender eletrônicos na Amazon.

7. Ter um bom desempenho

Quer saber como melhorar as suas vendas? Fique de olho nas avaliações dos clientes, na quantidade de pedidos de reembolso e nas reivindicações do uso da garantia de A a Z. Você encontra todas essas informações no seu painel de vendedor na Seller Central.

Ao considerar uma compra, os usuários checam a reputação da loja, por isso gerencie com atenção todos os pedidos e incentive seus clientes a deixarem uma avaliação do vendedor. Ao enviar um e-mail para o cliente, aproveite para anexar o link em que eles podem avaliar seus serviços.

No caso de um comentário ou nota negativa, investigue os motivos da insatisfação e se disponha a resolver o problema. Os usuários podem alterar a nota em até 60 dias, se você conseguiu melhorar a situação, tem a oportunidade de pedir que ele reavalie o serviço.

Defina como objetivo ter 100% de avaliações positivas. Quando o vendedor tem 15% de avaliações negativas em 30 dias, ele recebe uma advertência de desempenho e, caso a situação não mude, a conta pode ser cancelada.

Fique atento também à taxa de reembolso, ela deve ser menor do que 5% das quantidades vendidas. Já a reivindicação da Garantia de A a Z, deve corresponder a menos de 0,5% dos pedidos.

A Amazon é reconhecida por sua venda de eletrônicos

Com cuidado e atenção, em cada uma das etapas de gerenciamento de uma loja de eletrônicos na Amazon, é possível criar um negócio de sucesso e obter excelentes resultados. Aproveite os recursos oferecidos na Seller Central, faça um bom planejamento e estude o mercado em que você irá se inserir.

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