9 dicas para escolher a plataforma de marketplace ideal

9 dicas para escolher a plataforma de marketplace ideal

As compras pela internet estão em grande ascensão e conquistaram a preferência dos clientes, por oferecer melhores condições e serviços ágeis. Nesse sentido, a plataforma de marketplace surge como uma excelente oportunidade para aumentar a visibilidade e impulsionar as vendas.
4 nov, 2021
4 min
Sendo assim, vender os produtos em uma plataforma de marketplace é uma alternativa acessível e vantajosa para os empreendedores — no entanto, é essencial saber como escolher a que é ideal para vender seus produtos e ter mais chances de alcançar bons resultados.

Se você deseja saber o que considerar para escolher uma boa plataforma de marketplace para anunciar seus produtos, vamos ajudar! Continue a leitura deste post e saiba como funciona, além de aprender 9 dicas valiosas para acertar nas suas decisões e ter sucesso nas vendas!

O que é e como funciona uma plataforma de marketplace

É uma solução moderna e promissora, que oferece facilidades aos empreendedores para comercializar seus produtos no e-commerce. Trata-se de um ambiente que reúne diversas marcas e lojistas, centralizando produtos para o acesso do consumidor.

Em outras palavras, uma plataforma de marketplace funciona como uma intermediária para as vendas, publicando os produtos de diferentes marcas no site. Ou seja, promove a conexão entre os vendedores e os compradores, aumentando as possibilidades de comércio.

Além disso, o espaço oferece apoio para os serviços de entregas e suporte ao cliente, incluindo o pós-venda. Para isso, é cobrada uma taxa dos lojistas, que podem ter mais possibilidades de fechar negócio, pois o marketplace é uma modalidade consolidada no mercado.

Conheça histórias de sucesso de vendedores que cresceram com a Amazon

Milhares de empresários vendem na Amazon e selecionamos algumas de suas histórias. Ouça seus depoimentos, aprenda e aplique as melhores práticas à sua conta de vendedor.

A importância de contar com uma plataforma de marketplace

O comércio eletrônico é um dos setores mais competitivos do mercado, e os clientes contam com inúmeras possibilidades para adquirir os produtos. Com isso, os empreendedores passam por grandes desafios para conquistar um bom posicionamento de marca e manter as vendas.

Por outro lado, a plataforma de marketplace é consolidada e reconhecida no mercado, o que auxilia a vender mais. Dessa forma, é uma solução importante para todo empreendedor que vende produtos na internet, pois proporciona vantagens imprescindíveis.

Nesse sentido, ao contar com o marketplace, você terá os seguintes benefícios:
  • Mais visibilidade aos seus produtos;
  • Credibilidade;
  • Maior confiança do cliente;
  • Menor custo com hospedagem e divulgação;
  • Tráfego intenso com milhões de acessos diários;
  • Contato direto com o cliente;
  • mais possibilidades de vendas.
Diante disso, o marketplace é o melhor caminho para manter um bom fluxo de pedidos e estreitar o reconhecimento da sua marca no mercado. O que é indispensável para pequenos e médios negócios, contribuindo para melhorar e elevar a competitividade.

9 dicas para escolher a plataforma de marketplace ideal

Como você viu até aqui, o marketplace é muito importante e proporciona benefícios essenciais para melhorar os resultados de uma loja. Sendo assim, escolher uma plataforma reconhecida e bem avaliada pelo seu público-alvo é primordial para começar bem.

Nesse contexto, para garantir que a plataforma marketplace contribua para o sucesso dos resultados, é importante avaliar alguns requisitos. Dessa forma, você terá toda tranquilidade e apoio para oferecer serviços de qualidade e atender às expectativas dos clientes.

Veja, a seguir, o que considerar para escolher o marketplace ideal para sua marca!

1. Faça uma pesquisa

O primeiro passo é fazer uma pesquisa minuciosa no mercado para identificar as melhores plataformas e que oferecem funcionalidades intuitivas. É preciso levantar os marketplaces mais bem colocados na opinião dos usuários que tenham relação com seus produtos.

Diante disso, reúna informações consistentes sobre todas as opções disponíveis e avalie não apenas o histórico da marca, mas a estrutura, interface da plataforma, comportamento no mercado e outras informações relevantes para tomar decisões.

2. Defina o nicho de mercado

O mercado oferece inúmeras plataformas marketplace e, apesar de contar com diversos produtos, sempre tem especialidades em determinados setores. Sendo assim, é fundamental definir o nicho e escolher uma plataforma que combine com seus produtos para ter ainda mais visibilidade.

3. Analise a reputação da plataforma

A reputação de uma plataforma marketplace, ou seja, a qualidade da experiência dos usuários nas compras realizadas, é um dos principais requisitos para avaliar. Portanto, leia bastante e certifique-se de que ela tenha uma imagem positiva é constituída por bons serviços e apoio ao cliente.

4. Considere seu público-alvo

O público-alvo deve ser conhecido por todo empreendedor, pois consiste em um fator imprescindível para as estratégias comerciais. Por isso, considere a plataforma de marketplace que seja preferida pelo seu público e que contribua para aproximar sua marca dos consumidores que deseja alcançar.

Para ter produtos direcionados para as pessoas certas e atender às necessidades com eficácia, conhecer o público-alvo é muito importante. Sobretudo, para contar com uma plataforma de marketplace ideal e que tenha a preferência do público.

5. Faça o cálculo do investimento necessário

Outro fator extremamente importante, e que não deve ser negligenciado, são os custos do investimento para vender na plataforma. O seu planejamento financeiro deve ser eficiente para evitar transtornos e garantir um estoque completo, de acordo com o fluxo de vendas.

6. Verifique o suporte ao cliente

A experiência do cliente é um fator primordial para os resultados de qualquer negócio, portanto, é preciso avaliar como é feito o atendimento e o pós-venda. Para ter a fidelidade, é preciso contar com um marketplace que oferece total suporte ao cliente e apoio para solucionar situações com excelência.

7. Observe a tecnologia utilizada

A tecnologia é indispensável para o marketplace e contribui para ter agilidade nos pedidos, controle das compras e entregas extremamente rápidas. Portanto, ao escolher a plataforma avalie quais são os diferenciais tecnológicos oferecidos e como esse fator irá favorecer a sua marca.

8. Conheça as características da plataforma

Para conhecer melhor as opções do mercado, é essencial conhecer todas as características de uma plataforma marketplace. Essa informação é decisiva para encontrar a melhor alternativa e divulgar seus produtos em um site que tenha tudo a ver com seus objetivos e princípios.

9. Atente-se para as taxas

Os serviços realizados por uma plataforma de marketplace são passíveis de cobranças, que devem ser conhecidas e mensuradas pelo empreendedor. Sendo assim, estude as taxas e serviços oferecidos para encontrar um excelente custo-benefício e potencializar suas vendas.

Para otimizar o seu planejamento financeiro, é importante analisar os custos em todas as etapas para vender no marketplace — fator relevante para otimizar a gestão e ter condições para melhorar os preços, sem ter prejuízos, contribuindo para se destacar dos seus concorrentes.

Vantagens da plataforma marketplace Amazon

A Amazon é um dos maiores marketplaces do mundo, reconhecida pela qualidade, inovação e presença em diversos países. É uma empresa com um excelente posicionamento e que oferece total apoio para conectar vendedores aos consumidores da melhor forma possível.

Nesse sentido, são inúmeros os diferenciais que tornam a Amazon uma referência mundial em agilidade, credibilidade e foco na experiência do cliente. São muitas funcionalidades para auxiliar os empreendedores em todos os sentidos, inclusive com a gestão.

Saiba mais sobre as vantagens de vender no marketplace Amazon!

Suporte ao vendedor

Um dos fatores mais importantes oferecidos pela Amazon é o suporte do Seller Central. Trata-se de uma ferramenta de gestão virtual, que permite fazer o cadastro de produtos, organizar o catálogo, interagir e responder os clientes, acompanhar o inventário e a performance da sua loja.

Variedade de nichos

A Amazon atua com diversos produtos, desde eletrônicos, livros, acessórios e muitos outros, e os clientes podem achar tudo o que precisam em um só lugar. Isso significa que é a plataforma perfeita para os seus produtos, pois conta com um número expressivo de acessos diários.

Recursos adicionais para a gestão do marketplace

Com a plataforma da Amazon você tem a possibilidade de contar com um consultor especialista para auxiliar a melhorar o desempenho do seu negócio. Dessa forma, você conta com ainda mais vantagens, que contribuem para elevar seus resultados.

Logística eficiente

As possibilidades para oferecer entregas rápidas são muitas na plataforma Amazon. Além do programa FBA, você tem condições para customizar os tipos de fretes e serviços inteligentes, com alto uso da tecnologia e toda eficiência para otimizar a experiência do cliente.

Além disso, ao vender seus produtos na Amazon, você terá os seguintes benefícios:
  • Alta credibilidade da marca Amazon;
  • Possibilidade de escolher o plano de vendas;
  • Gerenciamento centralizado;
  • Você não paga taxas de transferências;
  • Precificação automática;
  • Suporte profissional em todas as etapas;
  • Excelente pós-venda.
Portanto, a plataforma marketplace Amazon é ideal para vender seus produtos e potencializar suas vendas, criando uma relação direta com o público-alvo. É uma solução completa para os negócios, não se restringindo apenas a publicar produtos e realizar entregas.

Como você percebeu neste artigo, escolher a plataforma marketplace ideal para seu negócio requer planejamento e análise minuciosa das opções do mercado. Afinal, contar com apoio e boa visibilidade é imprescindível para alcançar os objetivos e fortalecer seus resultados.

Gostou do post? Agora que você já sabe o que considerar para escolher a melhor plataforma para seus produtos, o que acha de conhecer as melhores soluções do mercado? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a potencializar suas vendas!

Mensalidade GRÁTIS por 1 ano!

Aproveite todos os benefícios de vender na Amazon com mensalidade GRÁTIS por 1 ano.

Posts relacionados

® 2024, Amazon Services LLC. Todos os direitos reservados. Uma companhia Amazon.