Como abrir um negócio online no Brasil

Como abrir um negócio online no Brasil?

Quais passos são necessários para abrir um negócio online no Brasil? Ter um planejamento e estudar o mercado podem fazer toda a diferença.
30 nov, 2020
14 min
Abrir um negócio online no Brasil é uma excelenter oportunidade de faturar. E mesmo quem ainda não tem uma empresa aberta formalmente pode começar investindo muito pouco.

Confira aqui quais são as suas possibilidades e como dar os primeiros passos para ter um negócio online lucrativo no Brasil.

8 passos de como abrir um negócio online no Brasil?

1. Defina que negócio online você quer abrir e qual o público-alvo

Nem todo negócio online é um e-commerce. Um negócio online indica todo e qualquer negócio que tem como principal forma de faturamento as vendas online de produtos ou serviços.

Ter uma loja virtual é uma das principais possibilidades de ter seu negócio próprio online no Brasil.

Se você quer ter um e-commerce, o ponto principal para abrir a sua loja online é definir quais produtos você irá vender, e isso está diretamente ligado o público e nicho de mercado que você quer atingir.

Faça uma pesquisa para conhecer melhor o comportamento de seus clientes em potencial, pois entender quais as principais demandas do setor te ajudará a pensar em estratégias mais eficazes.

É importante ter dados como a faixa etária do seu público, renda mensal, hábitos de consumo e região que residem.

É importante que você seja capaz de responder como a sua empresa irá ajudar a sanar os problemas desses clientes. O que eles procuram? O que faz com que eles escolham entre uma loja e outra? Faz parte do plano de negócios definir sua Proposta Única de Valor.

Estude também os seus concorrentes, quais são as táticas de venda que eles utilizam e como se comunicam com os clientes.

Por exemplo, se eles estão presentes nas redes sociais, como é a interação com o público, quais os tipos de promoções e vantagens que eles oferecem. Assim, você pode detectar práticas que merecem ser adotadas no seu negócio, mas também ver onde é possível se diferenciar e se destacar.

2. Garanta uma boa gestão financeira

Existe um erro muito comum entre pessoas que estão no processo inicial de abrir um negócio online no Brasil, que é a ansiedade de colocar o projeto em prática deixando o planejamento de lado.

O planejamento de negócio é primordial para garantir que sua empresa esteja preparada para enfrentar imprevistos, evitando que a mesma tenha que encerrar as atividades na primeira crise que surgir.

Comece entendendo como você irá fazer a gestão financeira da loja virtual. Para isso, faça uma mapeamento de custos e determine metas de gastos. Estude o mercado tanto do que você pretende vender quanto de matérias-primas e fornecedores, inclua informações sobre seu público, analise os concorrentes e considere as ações que você pretende implementar, organizando seu orçamento e o cronograma com base nisso.

Por exemplo, quanto do capital será destinado para investir no marketing da sua loja, para reposição de estoque, dentre outras demandas.

E o mais importante: separe os gastos pessoais dos gastos da empresa. No começo uma loja online pode não dar muito lucro, mas é importante que você tenha um salário reservado. Dessa forma você terá mais clareza do orçamento que tem disponível e, em consequência, um melhor controle do que é seu e o que é da empresa.

3. Formalize a sua empresa

Para abrir um negócio online no Brasil é imporatnte formalizar a sua empresa.

O primeiro passo para abrir um negócio é definir o nome do seu empreendimento. É importante lembrar de, antes de tomar a decisão final, se certificar de que não há nenhuma outra empresa com o mesmo nome. Nomes duplicados geram muitos problemas na hora de fazer o cadastro do seu negócio, além de te proteger contra ações de plágio, por exemplo.

Tanto para conferir se o nome que você quer está disponível quanto para fazer seu registro de marca, utilize o site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Voltando para a questão da abertura de uma empresa, existem diferentes modalidades, são elas: MEI, ME, EPP, Médio ou Grande Porte, cabe a você escolher qual se encaixa no seu estágio de negócio, e que pode ser alterada conforme seu crescimento.
  • MEI: se refere ao Microempreendedor Individual, é uma iniciativa do governo para regularizar as pessoas que trabalham por conta própria. Através dela você terá um CNPJ, mas não é obrigado a emitir nota fiscal. Entretanto, só é permitido ser MEI quem possui faturamento anual de até R$ 81 mil e você não pode ser sócio ou dono de outra empresa.
  • ME: Microempresa, onde o limite de faturamento é de R$ 360 mil por ano e você só paga impostos quando fatura.
  • EPP: Empresa de Pequeno Porte, é para quem fatura entre R$360 mil a R$4,8 milhões por ano.
  • Empresa de médio porte: Faturamento anual entre R$ 6 milhões e R$ 20 milhões.
  • Empresa de grande porte: Nesse caso existem duas modalidades, quando faturamento é superior a R$ 50 milhões por ano e quando está entre R$20 milhões e R$ 50 milhões.
Depois que você definiu em qual modalidade a sua empresa se encaixa, o passo seguinte é determinar o regime jurídico do seu negócio, ou seja, quem são os sócios (se houver) e a participação de cada um. As categorias são EI, Empresário Individual, EIRELI, Empresário Individual de Responsabilidade Limitada e LTDA, Sociedade Limitada.

Mas fique tranquilo, você não precisa decidir nada disso sozinho. A dica aqui é contratar um contador para entender todos os pormenores. Esse profissional será capaz de te auxiliar em toda essa etapa.

Caso você ainda esteja avaliando a abertura de sua loja e queira primeiro entender como vão funcionar suas vendas, antes de escolher uma dessas modalidades, saiba que é possível vender na Amazon apenas utilizando o seu CPF.

4. Criação de site e uso de e-commerce

Não é possível abrir um negócio online sem pensar na estruturação da loja virtual e como será feito o contato com o cliente.Uma opção é fazer um site, onde é preciso criar o seu domínio, contratar um serviço de hospedagem, pensar em um layout e que seja de fácil navegação.

Neste caso, é possível contratar um profissional para fazer o seu site do zero, ou então procurar por uma plataforma especializada, que oferece modelos prontos mas com possibilidade de personalização.

Uma outra alternativa é usar um marketplace, como a Amazon, que já oferece uma estrutura pronta. Utilizando o nosso marketplace como exemplo, você faz seu cadastro através da Seller Central e lá poderá gerenciar toda a sua loja, registrar os produtos, responder comentários, fazer listagens, tudo em um mesmo lugar.

Ainda é possível fazer a gestão de estoques e pedidos, monitorar envios, acessar e editar fluxos de trabalho e responder dúvidas de clientes diretamente pelo aplicativo Amazon Seller.

No sistema de marketplace não é preciso se preocupar com manter um domínio próprio, além de contar com o layout, várias opções de pagamento, e a grande visibilidade que a plataforma oferece para seus clientes.

Para escolher a melhor opção para o seu negócio, primeiro defina o orçamento que você poderá investir nessa etapa e faça cotações nas diferentes opções que apresentamos. Apenas lembre-se que essa será, de fato, a sua loja, então todo o investimento é válido.

5. Invista em marketing e divulgação

Um elemento chave de como destacar sua loja virtual será o marketing. É através das estratégias de divulgação que você conseguirá conquistar mais acessos e comunicar quais são seus diferenciais para o seu público. A quantidade de informações e lojas disponíveis na internet é imensa, portanto é necessário pensar em como fazer com que o seu produto seja visto.

Existem várias maneiras de fazer isso, uma delas é através das redes sociais, que se tornaram uma ferramenta significativa de divulgação. Para que o uso das redes sociais seja efetivo é preciso entender em quais delas seu público está presente, e qual tipo de conteúdo eles gostam de consumir. Por exemplo, eles preferem vídeos ou textos? Usam mais o Instagram ou o Twitter?

Cada canal de mídia tem suas particularidades, portanto saiba que não é preciso ter uma conta em todas, basta escolher a que mais te dará retorno. A integração na redes sociais te ajudará a criar um vínculo com seus clientes, mas é imprescindível postar regularmente e sempre responder os comentários e as mensagens.

Outra ferramenta de marketing de conteúdo é o blog, um recurso que pode te ajudar a subir no ranking de resultados de busca orgânica no Google.

É possível usar esse canal para falar sobre como usar os produtos, onde usar, dicas de combinações, e claro, passar o posicionamento da sua marca.

6. Defina as formas de pagamento

Na hora de abrir um negócio online no Brasil também é preciso considerar quais serão as formas de pagamento aceitas na sua loja. Além de cartão de crédito e boleto bancário, vale a pena considerar o uso de facilitadores, como o Paypal e o PagSeguro. Muitas pessoas preferem usar estas plataformas, pela possibilidade de usar o saldo disponível e não ter que digitar os dados do cartão em outro site, considerando uma forma de proteção contra o roubo de dados.

Cada uma dessas modalidades implica em um custo diferente. No caso do cartão de crédito, você pagará uma tarifa mensal, já a taxa por boleto emitido depende de cada banco. Já para usar os facilitadores é cobrado uma tarifa sobre cada venda, cabe a você analisar se vale a pena disponibilizar esses meios.

Ao usar um e-commerce como a Amazon, entretanto, é possível pular essa etapa. O site já disponibiliza diversas opções de pagamento, inclusive o parcelamento, mas neste caso o vendedor recebe o valor integral.

7. Ofereça condições favoráveis de frete e logística

Uma das etapas que mais pode causar problemas para seu negócio virtual é a da entrega. Existem alguns tópicos base para prestar atenção e garantir que a experiência do cliente, e o do próprio e-commerce, seja a melhor possível nesse quesito.

A primeira delas é informar prazos de entrega possíveis de serem cumpridos, que estejam dentro da capacidade de gestão e de logística de sua empresa. Acompanhar a demanda de pedidos com seu estoque e ter contato ativo com as transportadoras, por exemplo, são maneiras de oferecer uma data mais assertiva para o consumidor.

Os custos envolvidos também devem estar mapeados, afinal, quanto mais competitiva sua loja virtual conseguir ser com o frete, maiores as chances de converter vendas. Busque opções de diferentes transportadoras, de acordo com a região de entrega, e entenda qual, ou optar por mais de uma, irá melhor de dar essa vantagem.

Fazer todo o acompanhamento da entrega junto com o cliente é outro ponto de atenção, sendo uma das mais recomendadas ações de pós-venda.

Se por conta própria você não consegue criar boas condições de preço de entrega para o cliente final, ou quer minizar os custos da sua empresa com esta parte da operação, uma boa dica é contar com a logística da Amazon!

Ao criar sua loja virtual na Amazon é possível vender para os milhares de clientes que já trafegam pelo marketplace todos os dias e ainda contar com os serviços especializados de delivery da empresa. São duas alternativas para os vendedores:

DBA ou FBA. Com o DBA (Delivery By Amazon) você etiqueta, embala e a Amazon envia os produtos para os seus clientes com condições especiais, como frete grátis. Já no FBA você envia seus produtos para os centros de logística da Amazon e, quando um produto for vendido, a Amazon faz a gestão do seu estoque e envia seus produtos, garantindo entregas ainda mais rápidas. Quer conhecer mais? Confira aqui como vender com a Amazon!

8. Ofereça atendimento ao consumidor (durante e no pós venda)

Quando a questão é como vender mais nas lojas online, não dá para deixar de mencionar a importância de oferecer um atendimento ao consumidor de qualidade.

A experiência de compra não termina assim que o produto é vendido, pelo contrário, manter o contato e mostrar que você se preocupa com a satisfação do cliente, é uma forma de fidelizá-lo.

Ao abrir seu negócio, inclua um planejamento de comunicação, que abranja desde o primeiro contato com possíveis clientes até o pós venda.

O contato inicial pode surgir de diferentes formas, através de uma busca no Google, por exemplo, nas redes sociais ou através de um marketplace. Você pode optar por um chat, e-mail, formulário no site ou até mesmo o número de whatsapp business.

O cliente recebeu o produto, que tal enviar um email perguntando a opinião dele sobre o item adquirido?

Incentive-o a deixar um comentário na sua loja virtual, isso ajuda a aumentar a sua credibilidade. Você pode também criar uma newsletter para manter esse diálogo aberto, oferecer promoções e informar novidades, mas cuidado para não encher a caixa de entrada de e-mails.

Ser um parceiro da Amazon pode te ajudar também nesta etapa. Ao vender os produtos do seu negócio online no marketplace você pode contar com ajuda no suporte ao cliente, podendo gerar maior satisfação e mais vendas!

Cada uma dessas etapas é de grande importância para ter sucesso no início de um empreendimento online. Vale a pena se dedicar em cada passo e se preparar para o caso de imprevistos, assim você conseguirá enfrentar melhor os desafios de ter o próprio negócio.


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Você nem precisa ter estoque ou produtos para começar a vender no marketplace da Amazon. Isso mesmo, você pode começar do zero, vendendo itens de outras lojas virtuais já cadastradas na ferramenta e recebendo comissões por isso.

E se você quer colocar os seus produtos para vender no marketplace da Amazon, também é uma boa forma de começar o seu negócio online no Brasil. Com esta opção, seus produtos podem ganhar visibilidade desde o começo. Para te ajudar, te garantismo mensalidade GRÁTIS por 1 ano!

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