O trabalho de gerenciar sua loja na internet não se restringe a realizar vendas, pelo contrário, é preciso acompanhar o envio dos pedidos e se certificar que os clientes irão recebê-los dentro do prazo. Receber produtos com avaria e atraso são motivos para muitos consumidores deixarem de comprar em uma loja, resultando em feedback negativo, perda de credibilidade da marca e custos adicionais com a devolução.
Independente se você optou por trabalhar com entrega própria, pelos correios ou transportadora, esteja a par de todas as etapas do processo. Seja transparente com o consumidor e não deixe de enviar o código de rastreio.
Uma alternativa para a logística da sua loja virtual é o sistema de cross docking, onde o fornecedor armazena os produtos e só os encaminha para você quando o cliente realiza a compra. Ou seja, você não precisa ter o trabalho de manter o estoque, cuidará apenas da parte do envio.
Uma das
vantagens de vender na Amazon é que ela também permite com que você utilize o método
FBA (Fulfilled by Amazon) para realizar suas vendas, que funciona da seguinte forma: você compra seus produtos e os envia para um armazém da Amazon, que fica responsável pelo manuseio e entrega.
Uma taxa de armazenamento é cobrada para utilizar esse serviço, mas a vantagem é que seus produtos serão incluídos na categoria Prime, um clube de vantagens em que os clientes possuem frete gratuito.
Além disso, a Amazon se responsabiliza pelas devoluções e trocas, incluindo o atendimento ao cliente, ou seja, você terá a tranquilidade de contar com os serviços da melhor operadora de logística do mundo.
Outra possibilidade é o
sistema dropshipping, em que você atua como intermediador entre o fornecedor e o consumidor. A sua loja é responsável pela venda e comunicação com o cliente, mas é o fornecedor quem armazena, separa e envia o produto.