Não perca 6 estratégias para recuperar o carrinho abandonado
Algumas estratégias podem ser muito eficazes para recuperar o carrinho abandonado, além de evitarem a recorrência do problema. Conheça as principais.
O carrinho de compras virtual tem a mesma finalidade que o utilizado por uma loja física. Afinal, tudo que desejamos ou precisamos é colocado em seu interior para que ao término do processo ocorra a finalização da compra.
No entanto, um problema recorrente nos e-commerces está causando preocupação: é o chamado carrinho abandonado. Você sabe o que significa isso? Na verdade, a grosso modo, é a desistência da compra. Ou seja, algum motivo levou aquele consumidor a abandonar seu carrinho e a desistir de um ou mais produtos.
Mas por que isso ocorre? O que faz um consumidor escolher itens dos quais precisa e, simplesmente, abandoná-los? O fato é que isso acontece de uma forma muito mais frequente do que imaginamos.
Existem muitos motivos para que isso ocorra. Essa questão é, na verdade, um grande desafio por parte da maioria dos e-commerces. É, portanto, essencial que se saiba o porquê do problema e de que forma é possível evitá-lo — garantindo, dessa forma, mais vendas e lucratividade nos negócios.
No entanto, um problema recorrente nos e-commerces está causando preocupação: é o chamado carrinho abandonado. Você sabe o que significa isso? Na verdade, a grosso modo, é a desistência da compra. Ou seja, algum motivo levou aquele consumidor a abandonar seu carrinho e a desistir de um ou mais produtos.
Mas por que isso ocorre? O que faz um consumidor escolher itens dos quais precisa e, simplesmente, abandoná-los? O fato é que isso acontece de uma forma muito mais frequente do que imaginamos.
Existem muitos motivos para que isso ocorra. Essa questão é, na verdade, um grande desafio por parte da maioria dos e-commerces. É, portanto, essencial que se saiba o porquê do problema e de que forma é possível evitá-lo — garantindo, dessa forma, mais vendas e lucratividade nos negócios.
Afinal, o que significa carrinho abandonado?
Conforme dito, trata-se de um ou mais produtos pelos quais o consumidor se interessou e os colocou no carrinho de compras. No entanto, algo ocorreu, no decorrer do processo, que o fez desistir da negociação. Na verdade, podem ser “n” motivos que interferem na decisão de compra do cliente, que é o que vamos, também, explicar neste conteúdo.
É importante ressaltar que o fato tem dados preocupantes, visto que, conforme pesquisas, a taxa global de abandono de carrinho chega a mais de 70%, cerca de 4 trilhões de dólares deixam de ser faturados. Um percentual bem alto, não é mesmo?
Isso é algo negativo, pois gera frustração, além, é lógico de menor lucratividade para a empresa — pois cada carrinho abandonado é uma venda que deixou de ser finalizada.
É importante ressaltar que o fato tem dados preocupantes, visto que, conforme pesquisas, a taxa global de abandono de carrinho chega a mais de 70%, cerca de 4 trilhões de dólares deixam de ser faturados. Um percentual bem alto, não é mesmo?
Isso é algo negativo, pois gera frustração, além, é lógico de menor lucratividade para a empresa — pois cada carrinho abandonado é uma venda que deixou de ser finalizada.
Qual é a importância de entender a causa de um carrinho abandonado?
Entender os motivos pelos quais os clientes abandonam seus carrinhos no meio de um processo de compra é o primeiro passo para começar a combater essa questão tão recorrente em lojas virtuais. Por isso, nesse momento, achismos ou suposições não ajudarão em nada.
O que contribuirá para sanar ou mesmo diminuir a frequência desses casos é monitorar as etapas de compras de perto. Ou seja, criar estratégias de acompanhamento e saber, pelo menos, em quais etapas o problema é mais frequente.
Traçar um plano de monitoramento para criar soluções para esses empecilhos é essencial para que seu e-commerce comece a baixar os números de abandonos e aumentar o ticket médio — o que indica o valor gasto pelos clientes e que também pode estar relacionado à satisfação com a empresa.
O que contribuirá para sanar ou mesmo diminuir a frequência desses casos é monitorar as etapas de compras de perto. Ou seja, criar estratégias de acompanhamento e saber, pelo menos, em quais etapas o problema é mais frequente.
Traçar um plano de monitoramento para criar soluções para esses empecilhos é essencial para que seu e-commerce comece a baixar os números de abandonos e aumentar o ticket médio — o que indica o valor gasto pelos clientes e que também pode estar relacionado à satisfação com a empresa.
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Quais as principais causas de carrinho abandonado?
Para agradar aos clientes, um e-commerce precisa oferecer, logicamente, além de produtos de qualidade, um funcionamento fluido em todas as suas etapas — desde a busca pelo produto até a etapa final de compra.
Muitas vezes, não é isso que ocorre e os clientes se frustram por motivos que os gestores devem ficar atentos. Veja, então, as principais causas que tornam a experiência dos clientes negativa.
Muitas vezes, não é isso que ocorre e os clientes se frustram por motivos que os gestores devem ficar atentos. Veja, então, as principais causas que tornam a experiência dos clientes negativa.
Criação de nova conta
Comprar online significa mais praticidade, agilidade e rapidez nas compras. Afinal, o cliente não enfrenta trânsito, filas e nem qualquer coisa que possa atrapalhar a fluidez do processo.
No entanto, quando o site começa a complicar, como pedir um novo cadastro ou uma senha de e-mail de comprovação que o consumidor nem lembra mais, a coisa complica e tudo muda de figura. Muitas vezes, o consumidor até já escolheu o produto, mas basta uma pequena dificuldade para ele desistir da compra.
Por isso, criar processos que facilitem a identificação do cliente de forma mais rápida e otimizada é uma maneira de retê-lo. Criar estratégias de recuperação de senha é uma forma de manter o consumidor no site para que ele finalize sua compra.
No entanto, quando o site começa a complicar, como pedir um novo cadastro ou uma senha de e-mail de comprovação que o consumidor nem lembra mais, a coisa complica e tudo muda de figura. Muitas vezes, o consumidor até já escolheu o produto, mas basta uma pequena dificuldade para ele desistir da compra.
Por isso, criar processos que facilitem a identificação do cliente de forma mais rápida e otimizada é uma maneira de retê-lo. Criar estratégias de recuperação de senha é uma forma de manter o consumidor no site para que ele finalize sua compra.
Custo inesperado
Um custo inesperado pode fazer com que alguns clientes desistam das suas compras. Isso é muito comum com taxas de envio muito altas que, muitas vezes, chegam a custar mais que o próprio produto.
O valor do frete é hoje muito valorizado pelo cliente, principalmente porque já existem e-commerces que não cobram essa taxa. Existem, ainda, os que disponibilizam cupons de descontos, tornando-se opções mais vantajosas para os consumidores.
Então, no decorrer de uma compra, basta o cliente tomar conhecimento dessas vantagens oferecidas por outra loja virtual para que ele abandone a compra.
O valor do frete é hoje muito valorizado pelo cliente, principalmente porque já existem e-commerces que não cobram essa taxa. Existem, ainda, os que disponibilizam cupons de descontos, tornando-se opções mais vantajosas para os consumidores.
Então, no decorrer de uma compra, basta o cliente tomar conhecimento dessas vantagens oferecidas por outra loja virtual para que ele abandone a compra.
Formas de pagamento
Atualmente, existem muitas formas de pagamento que facilitam bastante o processo para os clientes. No entanto, alguns e-commerces têm limitações nessa questão. Muitos consumidores preferem pagar no cartão de débito ou por Pix — o que não é disponibilizado pela maioria dos sites — em vez de boleto, por exemplo, que demanda mais tempo.
Outro exemplo seria a limitação do número de parcelas ou a cobrança de juros. Essas questões também podem ser motivos de desistência de uma compra.
Outro exemplo seria a limitação do número de parcelas ou a cobrança de juros. Essas questões também podem ser motivos de desistência de uma compra.
Problemas com a plataforma do e-commerce
Uma plataforma que não atenda às necessidades dos clientes pode ser responsável por abandono de carrinho. Por isso, é essencial investir em uma plataforma que ofereça facilidade de navegação, proporcionando uma boa experiência ao cliente.
Ela deve ser otimizada, intuitiva, disponibilizando ao cliente soluções e um bom suporte para quaisquer problemas que possam ocorrer nas etapas da compra.
Ela deve ser otimizada, intuitiva, disponibilizando ao cliente soluções e um bom suporte para quaisquer problemas que possam ocorrer nas etapas da compra.
Como recuperar o carrinho abandonado?
Quando um carrinho é abandonado, acredite: nem tudo está perdido. Ele pode, sim, ser recuperado. Algumas estratégias para recuperar carrinhos abandonados e até prevenir o problema podem garantir bons resultados.
São soluções que vão desde algumas melhorias no funcionamento da plataforma até um atendimento diferenciado com campanhas exclusivas para esses consumidores. Vamos conhecer as principais?
São soluções que vão desde algumas melhorias no funcionamento da plataforma até um atendimento diferenciado com campanhas exclusivas para esses consumidores. Vamos conhecer as principais?
1. Planeje as ações de recuperação
Antes de escolher as estratégias mais adequadas para a recuperação do carrinho abandonado, é preciso fazer um planejamento e entender os motivos que levam os clientes a desistir da compra.
O que se deve ter em mente é que são consumidores que montaram uma compra, mas, por algum motivo, não a finalizaram.
Diante disso, alguns pontos precisam ser questionados antes de começar qualquer estratégia de recuperação, que podem ser:
O que se deve ter em mente é que são consumidores que montaram uma compra, mas, por algum motivo, não a finalizaram.
Diante disso, alguns pontos precisam ser questionados antes de começar qualquer estratégia de recuperação, que podem ser:
- Quantos carrinhos, em média, são abandonados por um período de um mês?
- Qual é o número de clientes que retorna após um tempo e concluem a compra?
- Qual é o tempo médio que eles retornam?
São informações que podem definir quais as estratégias mais precisas serão colocadas em ação para melhorar a experiência do cliente.
Como exemplo, temos o email-marketing, que pode acelerar o retorno de um cliente indeciso, induzindo-o para a conclusão da compra. Muitas vezes, uma vantagem a mais pode persuadi-lo, como a isenção da taxa de entrega.
As redes sociais são também bons recursos para um diálogo mais próximo e prático com o cliente, entendendo os motivos e, dessa forma, modificando algumas práticas.
Como exemplo, temos o email-marketing, que pode acelerar o retorno de um cliente indeciso, induzindo-o para a conclusão da compra. Muitas vezes, uma vantagem a mais pode persuadi-lo, como a isenção da taxa de entrega.
As redes sociais são também bons recursos para um diálogo mais próximo e prático com o cliente, entendendo os motivos e, dessa forma, modificando algumas práticas.
2. Revise seus processos de checkout, tornando-os mais dinâmicos
O checkout é o momento mais moroso para o cliente, pois consiste na etapa em que ele tem que fornecer todos os seus dados para criar o login. Se não for algo objetivo, simples e ágil, logicamente, adotando todos os parâmetros de segurança, há o risco de isso resultar na perda de clientes.
Por isso, revise os processos de obtenção de dados, tornando-os mais simples, sem fazer com que o cliente perca muito tempo. Na dúvida, faça testes A/B para saber as opções mais rápidas.
Uma senha esquecida, por exemplo, pode custar muito tempo para o consumidor. Buscar processos de recuperação mais simples facilita bastante o acesso.
Por isso, revise os processos de obtenção de dados, tornando-os mais simples, sem fazer com que o cliente perca muito tempo. Na dúvida, faça testes A/B para saber as opções mais rápidas.
Uma senha esquecida, por exemplo, pode custar muito tempo para o consumidor. Buscar processos de recuperação mais simples facilita bastante o acesso.
3. Aposte na estratégia de e-mail marketing
Como já mencionado, o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa, mas que é ainda mais eficaz em situações de carrinho abandonado.
Ao entrar em contato com o consumidor será possível entender melhor o que levou à desistência. Além disso, sua marca passará a ideia de confiabilidade e comprometimento com seus clientes — o que contribuirá para fortalecer a imagem da empresa.
Ao entrar em contato com o consumidor será possível entender melhor o que levou à desistência. Além disso, sua marca passará a ideia de confiabilidade e comprometimento com seus clientes — o que contribuirá para fortalecer a imagem da empresa.
4. Invista em remarketing
Trata-se de uma estratégia que oferece vantagens ao consumidor que escolheu um ou mais produtos, os esqueceu ou os abandonou no carrinho durante a sua navegação pela internet.
Hoje, os clientes buscam o melhor, e a facilidade da navegação propicia uma busca por mais vantagens e benefícios. Diante disso, ao notar um carrinho abandonado, fazer o remarketing pode ser uma excelente oportunidade de oferecer uma vantagem ao cliente e, assim, recuperá-lo para essa e outras futuras compras.
Hoje, os clientes buscam o melhor, e a facilidade da navegação propicia uma busca por mais vantagens e benefícios. Diante disso, ao notar um carrinho abandonado, fazer o remarketing pode ser uma excelente oportunidade de oferecer uma vantagem ao cliente e, assim, recuperá-lo para essa e outras futuras compras.
5. Amplie as formas de pagamento
Oferecer todas as formas possíveis de pagamento ao cliente, certamente, pode evitar um abandono. Se ele quiser fazer um pagamento à vista e seu site só oferecer a alternativa de cartões de crédito, isso será um empecilho.
Fazer acordos com intermediadores de pagamentos pode ser uma forma de agradar os seus clientes, evitando que comprem na concorrência por falta de opções mais flexíveis.
Fazer acordos com intermediadores de pagamentos pode ser uma forma de agradar os seus clientes, evitando que comprem na concorrência por falta de opções mais flexíveis.
6. Ofereça vantagens
Uma das melhores estratégias para evitar o abandono do carrinho é a oferta de vantagens ao cliente. Diante de um benefício que realmente seja um diferencial, é muito difícil desistir da compra, mesmo que ele encontre algum obstáculo.
Por isso, oferecer vantagens como frete grátis, entregas rápidas ou um bom desconto no valor à vista são aspectos valorizados e que cativam os clientes, evitando o abandono de carrinho.
Por isso, oferecer vantagens como frete grátis, entregas rápidas ou um bom desconto no valor à vista são aspectos valorizados e que cativam os clientes, evitando o abandono de carrinho.
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Você pode acessar a Seller University a partir da guia 'Desempenho' na Central do Vendedor depois de criar sua conta do vendedor, ou você pode visualizar os recursos do nosso Centro de Educação do Vendedor sem ter uma conta.
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Como calcular a taxa de abandono?
Saber calcular a taxa de abandono do seu e-commerce é essencial para a gestão financeira da sua loja virtual, assim como para a obtenção de um parâmetro de mercado. Vamos, então, saber como fazer isso?
Para descobrir a sua taxa de carrinho abandonado você fará uma conta simples. Ela consiste em dividir o número de compras finalizadas pelo número de carrinhos criados. A seguir, você vai subtrair o resultado por 1 e multiplicar o valor obtido por 100, achando um percentual.
Por exemplo, se seu e-commerce teve 50 compras efetuadas e 150 carrinhos criados. A conta que você terá que fazer para saber a taxa de abandono será:
| 50/150 = 0,33
| 1 – 0,33 = 0,67
| 0,67 x 100 = 67% (taxa de abandono de carrinho)
As sugestões destacadas neste post podem contribuir bastante para evitar carrinhos abandonados, assim como prevenir que o problema ocorra com muita frequência.
Siga as redes sociais e tenha acesso a mais informações sobre estratégias de negócios. Estamos no Facebook, YouTube e LinkedIn!
Para descobrir a sua taxa de carrinho abandonado você fará uma conta simples. Ela consiste em dividir o número de compras finalizadas pelo número de carrinhos criados. A seguir, você vai subtrair o resultado por 1 e multiplicar o valor obtido por 100, achando um percentual.
Por exemplo, se seu e-commerce teve 50 compras efetuadas e 150 carrinhos criados. A conta que você terá que fazer para saber a taxa de abandono será:
| 50/150 = 0,33
| 1 – 0,33 = 0,67
| 0,67 x 100 = 67% (taxa de abandono de carrinho)
As sugestões destacadas neste post podem contribuir bastante para evitar carrinhos abandonados, assim como prevenir que o problema ocorra com muita frequência.
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