Dicas para vender mais no Natal
Conheça as melhores práticas para destacar sua loja virtual para vender mais no Natal, desde a escolha dos produtos até dicas de promoções.
22 dez, 2020
11 min
5 dicas para preparar sua loja para as vendas de Natal
Sua loja virtual está pronta para vender mais no Natal? As promoções de fim de ano são ótimas oportunidades de aumentar o faturamento do seu e-commerce. Tudo isso começa pela Black Friday, passa pela Cyber Monday e termina justamente nas ofertas de Natal.
Para aproveitar o volume de compras desta data, você precisa de planejamento e organização, afinal, é necessário estar preparado para a data comercial mais importante do ano.
Para aproveitar o volume de compras desta data, você precisa de planejamento e organização, afinal, é necessário estar preparado para a data comercial mais importante do ano.
1. Saiba quais produtos destacar
O primeiro passo para você ter sucesso e vender mais no Natal é saber quais são os produtos mais rentáveis para a data, pensando em quais vão ser mais procurados pelos consumidores.
Ao definir os produtos que serão as estrelas das suas promoções natalinas, fica mais fácil preparar seu estoque, montar os pacotes e organizar toda a logística que envolve esse tipo de ação.
Aliás, a logística é um fator que impacta fortemente na qualidade da experiência das pessoas com a sua loja virtual. Por isso, estude todas as suas opções de entrega e escolha um fornecedor de confiança, que seja capaz de cumprir prazos.
Não adianta você ter um preço competitivo de frete, se a entrega demora mais do que o informado na hora da compra. Se você quer aumentar a taxa de recorrência do seu comércio eletrônico, dê aos clientes estimativas de entrega que serão realmente cumpridas.
Ao concentrar seus esforços nos itens que dão mais lucro na data, você pode investir tempo em outras áreas, e aplicar mais estratégias para ter uma loja virtual de sucesso.
Ao definir os produtos que serão as estrelas das suas promoções natalinas, fica mais fácil preparar seu estoque, montar os pacotes e organizar toda a logística que envolve esse tipo de ação.
Aliás, a logística é um fator que impacta fortemente na qualidade da experiência das pessoas com a sua loja virtual. Por isso, estude todas as suas opções de entrega e escolha um fornecedor de confiança, que seja capaz de cumprir prazos.
Não adianta você ter um preço competitivo de frete, se a entrega demora mais do que o informado na hora da compra. Se você quer aumentar a taxa de recorrência do seu comércio eletrônico, dê aos clientes estimativas de entrega que serão realmente cumpridas.
Ao concentrar seus esforços nos itens que dão mais lucro na data, você pode investir tempo em outras áreas, e aplicar mais estratégias para ter uma loja virtual de sucesso.
2. Dê dicas de como escolher um presente
Aproveite os perfis do seu e-commerce nas redes sociais e outros canais de comunicação, como o blog e disparos de e-mail, para investir em estratégias de marketing de conteúdo.
Você pode criar posts apresentando seus produtos, dando dicas criativas de como e onde usá-los, e também pedir que, quem já comprou, envie fotos usando o produto ou faça um depoimento, em vídeo ou escrito, para você acrescentar em sua página.
Outra dica para vender mais no Natal de maneira prática é fazer conteúdos de dicas de presentes. Nessa época em especial aumentam as buscas específicas, como por exemplo “dicas de presente de natal para mãe”, valendo também para tio, namorado, amigo, chefe e entre outros.
Aproveite os espaços e canais que você já tem para direcionar seus produtos nessas categorias, e ajude seus consumidores a resolverem esse problema importante. Acredite, eles vão lembrar disso nas próximas datas comemorativas.
Você pode criar posts apresentando seus produtos, dando dicas criativas de como e onde usá-los, e também pedir que, quem já comprou, envie fotos usando o produto ou faça um depoimento, em vídeo ou escrito, para você acrescentar em sua página.
Outra dica para vender mais no Natal de maneira prática é fazer conteúdos de dicas de presentes. Nessa época em especial aumentam as buscas específicas, como por exemplo “dicas de presente de natal para mãe”, valendo também para tio, namorado, amigo, chefe e entre outros.
Aproveite os espaços e canais que você já tem para direcionar seus produtos nessas categorias, e ajude seus consumidores a resolverem esse problema importante. Acredite, eles vão lembrar disso nas próximas datas comemorativas.
3. Capriche no clima natalino
O layout do seu e-commerce equivale a decoração de uma loja física. Portanto, dê uma atenção especial ao clima natalino do site, usando cores e imagens que remetam ao clima de fim de ano.
Nas redes sociais, invista em conteúdos com design baseados nas cores verde e vermelho, por exemplo, além de mostrar fotos de seus produtos com algum item característico, como a árvore ou mesmo as luzinhas de Natal.
Leve em consideração também que grande parte das compras de Natal são para presente, uma dica para destacar sua loja virtual neste caso é usar embalagens comemorativas e mais incrementadas, ou então oferecer opções de embalagens para presente para o cliente escolher.
Nas redes sociais, invista em conteúdos com design baseados nas cores verde e vermelho, por exemplo, além de mostrar fotos de seus produtos com algum item característico, como a árvore ou mesmo as luzinhas de Natal.
Leve em consideração também que grande parte das compras de Natal são para presente, uma dica para destacar sua loja virtual neste caso é usar embalagens comemorativas e mais incrementadas, ou então oferecer opções de embalagens para presente para o cliente escolher.
4. Invista em FAQ, SAC e Pós venda
As promoções de Natal são uma ótima saída para quem se pergunta como vender mais nas lojas online. Entretanto, junto com o aumento de clientes pode-se esperar uma demanda maior de dúvidas nesta época.
Antecipe-se e reúna quais são os principais questionamentos dos consumidores e coloque-os em um local de destaque no seu site. Você pode encontrar esses dúvidas nos comentários das redes sociais ou nas avaliações do produto.
Não deixe passar nenhum comentário ou avaliação sem resposta, pois isso faz com que o cliente tenha mais confiança no seu negócio e entenda que, se houver algum problema, a loja irá responder.
Lembre-se que é importante deixar um canal de contato em destaque, seja ele um e-mail, formulário, telefone ou mesmo um whatsapp business. Garanta também que terá um profissional pronto e atento para responder as mensagens o mais rápido possível.
Antecipe-se e reúna quais são os principais questionamentos dos consumidores e coloque-os em um local de destaque no seu site. Você pode encontrar esses dúvidas nos comentários das redes sociais ou nas avaliações do produto.
Não deixe passar nenhum comentário ou avaliação sem resposta, pois isso faz com que o cliente tenha mais confiança no seu negócio e entenda que, se houver algum problema, a loja irá responder.
Lembre-se que é importante deixar um canal de contato em destaque, seja ele um e-mail, formulário, telefone ou mesmo um whatsapp business. Garanta também que terá um profissional pronto e atento para responder as mensagens o mais rápido possível.
5. Políticas de promoção
Para determinar uma política estratégica de promoção é preciso se atentar a alguns pontos importantes. Uma regra que toda ação promocional deve ter é o tempo de duração, seja claro e específico em sua comunicação, informando data de início e de término.
Além de ser importante para sua gestão financeira e de negócios, esse tipo de informação gera o sentimento de escassez, fazendo com que mais clientes se sintam inclinados a adquirir o cupom ou comprar o produto na promoção.
Defina também quais produtos estarão contemplados, para que os clientes já cheguem em sua loja sabendo o que os esperam.
Para quem tem sua própria loja virtual, a dica é oferecer cupons em suas redes sociais, para quem já te segue se sentir privilegiado, ou então liberar alguns benefícios no seu site, como frete grátis para a primeira compra.
Descontos progressivos também costumam desempenhar bem nas lojas online. Nesta modalidade, você aumenta o ticket médio de suas vendas, diminui os custos de frete e o cliente ainda sai ganhando.
Se você vende seus produtos em plataformas multimarcas, verifique se existem regras para inserir promoções na sua loja.
Inclusive, pode ser que o próprio marketplace ofereça destaques em suas páginas, cupons de desconto, ações estratégicas de frete grátis, entre outras oportunidades de divulgar suas promoções.
Além de ser importante para sua gestão financeira e de negócios, esse tipo de informação gera o sentimento de escassez, fazendo com que mais clientes se sintam inclinados a adquirir o cupom ou comprar o produto na promoção.
Defina também quais produtos estarão contemplados, para que os clientes já cheguem em sua loja sabendo o que os esperam.
Para quem tem sua própria loja virtual, a dica é oferecer cupons em suas redes sociais, para quem já te segue se sentir privilegiado, ou então liberar alguns benefícios no seu site, como frete grátis para a primeira compra.
Descontos progressivos também costumam desempenhar bem nas lojas online. Nesta modalidade, você aumenta o ticket médio de suas vendas, diminui os custos de frete e o cliente ainda sai ganhando.
Se você vende seus produtos em plataformas multimarcas, verifique se existem regras para inserir promoções na sua loja.
Inclusive, pode ser que o próprio marketplace ofereça destaques em suas páginas, cupons de desconto, ações estratégicas de frete grátis, entre outras oportunidades de divulgar suas promoções.
Bônus: revise as descrições de produto
Uma descrição detalhada dos produtos para vender em sua loja digital ajuda os clientes a sanarem possíveis dúvidas. A decisão de compra do consumidor é altamente impactada pela qualidade do texto que descreve o item.
Isso pode estimular ou interromper a conversão de venda, ainda mais se estiverem faltando informações essenciais. Ao descrever seus produtos, aproveite a oportunidade de mostrar aos usuários todos seus atributos e benefícios.
Ter uma tabela com as informações objetivas dos produtos que você comercializa é uma boa alternativa. O formato de lista é ótimo pois quando seu cliente está pesquisando algo para comprar, é comum que ele queira fazer comparações, e assim fica mais fácil de ler.
Os detalhes técnicos da mercadoria, quando apresentados de um jeito simples, direto e organizado, ajudam o consumidor a tomar a melhor decisão de compra.
Isso pode estimular ou interromper a conversão de venda, ainda mais se estiverem faltando informações essenciais. Ao descrever seus produtos, aproveite a oportunidade de mostrar aos usuários todos seus atributos e benefícios.
Ter uma tabela com as informações objetivas dos produtos que você comercializa é uma boa alternativa. O formato de lista é ótimo pois quando seu cliente está pesquisando algo para comprar, é comum que ele queira fazer comparações, e assim fica mais fácil de ler.
Os detalhes técnicos da mercadoria, quando apresentados de um jeito simples, direto e organizado, ajudam o consumidor a tomar a melhor decisão de compra.
Organize-se e venda mais no Natal
As épocas do ano que permitem vendas sazonais, como é o caso do Natal, são ótimas ocasiões para aumentar as vendas, alavancando a rentabilidade do seu e-commerce e oferecendo a oportunidade de mais pessoas o conhecerem. No entanto, sem o planejamento certo, você pode perder a chance de faturar mais nas promoções de fim de ano.
Para aumentar a probabilidade de ver as receitas do seu comércio eletrônico subirem, coloque em prática as dicas que você ficou sabendo nessa leitura. Perca o medo de investir no seu estoque e nunca subestime o poder das redes sociais, do marketing digital e do alcance dos marketplaces, como a loja Amazon, para aumentar as vendas no Natal.
Para aumentar a probabilidade de ver as receitas do seu comércio eletrônico subirem, coloque em prática as dicas que você ficou sabendo nessa leitura. Perca o medo de investir no seu estoque e nunca subestime o poder das redes sociais, do marketing digital e do alcance dos marketplaces, como a loja Amazon, para aumentar as vendas no Natal.
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