Descubra como se planejar melhor para vender em datas sazonais

Descubra como se planejar melhor para vender em datas sazonais

Você sabia que se planejar para as datas sazonais pode garantir um excelente faturamento para o seu e-commerce? Veja algumas estratégias infalíveis.
18 nov, 2021
4 min
Qualquer negócio passa por períodos de altos e baixos, e isso já é uma realidade bastante comum tanto em lojas virtuais quanto nas físicas. Essa flutuação observada tem a ver com a relação de produtos ou serviços oferecidos aos consumidores em determinadas épocas do ano.

Na verdade, essa oscilação ocorre devido à associação que existe entre o produto oferecido ao consumidor e a época do ano na qual estamos. Ou seja, a sazonalidade interfere bastante nos lucros e no sucesso de um e-commerce.

Por isso, aproveitar as datas sazonais é de fundamental importância. Boas estratégias de captação de clientes — como promoções e vantagens — devem ser implementadas para que nesses momentos, valorizados pelo comércio, compensem aqueles que geram pouquíssimos lucros para o negócio. Assim, torna-se viável haver um equilíbrio no balanço anual de faturamento.
Vale ressaltar que, apesar das lojas físicas ainda marcarem forte presença no comércio, as compras online cresceram e conquistaram o consumidor brasileiro. Hoje, o e-commerce segue em franca expansão. Trata-se de um hábito que a maioria das pessoas não abre mão, tem a ver com conforto, e isso é um fator relevante para o consumidor.

Quais são as principais datas sazonais?

Ter um calendário com as datas mais significativas para o nicho comercial do seu e-commerce é fundamental para o planejamento de campanhas estratégicas de vendas. Veja as principais datas sazonais:
  • 01 de janeiro: Dia da Confraternização Universal;
  • 14 de fevereiro. Valentine’s Day (data americana do Dia dos Namorados);
  • 15 de março: Dia do Consumidor;
  • entre 22 março e 24 de abril (depende do calendário): Páscoa;
  • segundo domingo de maio: Dia das Mães;
  • 12 de junho: Dias dos Namorados;
  • 10 de julho: Dia da Pizza;
  • 20 de julho: Dia do Amigo;
  • segundo domingo de agosto: Dia dos Pais;
  • 05 de setembro: Dia dos Irmãos;
  • 15 de setembro: Dia do Cliente;
  • 04 de outubro: Dias dos Pets;
  • 12 de outubro: Dias das Crianças;
  • 15 de outubro: Dia dos Professores;
  • 18 de outubro: Dia do Médico;
  • 31 de outubro: Dias das Bruxas;
  • 26 novembro: Black Friday de 2021;
  • 25 de dezembro: Natal.
Tendo conhecimento acerca dessas datas, torna-se mais simples fazer um planejamento de ações estratégicas para vender mais nesses períodos, como oferecer vantagens e promoções aos clientes — tendo em vista que a concorrência também estará agindo. Principalmente em eventos que tenham mais a ver com o nicho de mercado de seu negócio.

É importante ressaltar que datas, como o dia das Mães, Dia dos Namorados, dia dos pais, Black Friday e Natal são aquelas em que o pico de vendas no comércio atinge índices altíssimos de vendas e, por isso, as estratégias precisam ser decisivas e ainda mais poderosas para garantir mais lucratividade.

Vocabulário da Amazon:

Seller Central

Seller Central é o site através do qual os vendedores administram toda sua atividade de vendas na Amazon: gerenciar inventário, atualizar os preços, comunicar-se com os clientes, supervisionar o estado da conta, conectar-se com nossa equipe de atendimento ao cliente e adicionar novos produtos.

Afinal, por que é necessário fazer marketing de datas sazonais?

Principalmente porque, em alguns períodos do ano, o movimento nos e-commerces e do comércio, de forma geral, é muitíssimo fraco.

Aproveitar os momentos em alta — que são as datas comemorativas e sazonais — para colocar em ação estratégias de marketing pode compensar tais períodos em que as vendas têm uma queda significativa, afetando a lucratividade dos negócios.

Diante disso, pensar em ações eficazes que atrairão consumidores nesses períodos em alta pode, em alguns casos, garantir um faturamento, acredite, excedente para o ano inteiro.

Isso proporcionará excelentes oportunidades nos melhores meses durante o ano e propiciará uma organização para enfrentar os piores momentos

O que deve ser valorizado no marketing de datas sazonais?

Alguns princípios básicos requerem muita atenção dos empreendedores, já que a concorrência é grande, principalmente no mundo virtual. E já que sabemos todas as datas que geram mais lucros, partir para um planejamento mais detalhado, em que seja possível criar estratégias vitais para o sucesso. Acompanhe abaixo as nossas dicas.

Atente para as datas de nicho

Sabemos as datas que geram mais movimento para o comércio, seja ele virtual ou não. O Natal é, sem dúvida, a maior delas. As pessoas, de uma forma geral, gastam suas reservas e abonos recebidos no final de ano e partem para as compras. Portanto, saber aproveitar esses momentos pode representar uma excelente lucratividade.

Existem muitas datas que são propícias para induzir as pessoas a comprarem e gastarem. No entanto, as que mais se destacam, indubitavelmente, além do Natal, são: o Dia dos Namorados, o Dia das Mães e o Dia dos Pais.

Outras datas, porém, podem incentivar um certo consumismo também. Sendo assim, vale investir em algumas táticas para aproveitar esses dias, como o Dia do Professor, o Dia do Rock, o Dia dos Avós, do Orgulho Nerd, entre outros. Então, fique atento.

Foque na antecedência

Não é porque o Dia dos Namorados é logo ali, na semana que vem, por exemplo, que só agora vamos começar com uma estratégia para captar os casais. Isso é extremamente ineficaz — as estratégias devem ser preparadas com bastante cuidado e prazo.

Essa antecedência a que nos referimos tem a ver com várias questões: como:
  • Abastecer estoque de produtos;
  • Estudar estratégias de redução de preços;
  • Oferecer brindes;
  • Garantir preços mais em conta que os praticados pelo concorrente;
  • Entre outras.
Ou seja, são fatores que definirão medidas assertivas, garantindo o sucesso e a lucratividade em uma data como essa muito importante é que, de fato, aquece o mercado.

Conheça as necessidades da sua persona

Talvez seu produto não se encaixe com a temática de uma certa data. Essa questão é outro fator que deve ser bem calculado. Tome como exemplo o Dia das Crianças. Caso o seu produto, por exemplo, seja destinado a maiores de idade, essa data não seria utilizada para as suas estratégias.

Então, estar atento a detalhes importantes como esse evita esforços desnecessários e medidas que não vão gerar nenhum retorno.

Como se planejar para vender mais?

Agora que você já entende sobre a importância das datas sazonais e o quanto elas podem interferir no faturamento da empresa, será mais fácil desenvolver o planejamento ideal para garantir mais lucros. Confira abaixo um passo a passo.

Defina suas metas

Tendo conhecimento sobre as datas sazonais já é possível definir metas para a próxima data importante que se aproxima. Assim, você terá tempo hábil para, com sua equipe, traçar objetivos com o intuito de atrair e fidelizar clientes para o seu e-commerce.

São nesses momentos em que mostramos tudo o que o negócio pode proporcionar ao consumidor, inclusive a facilidade de negociar prazos, assim como cobrir preços do concorrente.

Veja algumas questões, de anos anteriores, que você deve ter observado para desenvolver novas estratégias e, assim, garantir metas mais positivas, como:
  • Principais períodos do ano nos quais o seu tráfego foi maior;
  • Em quais datas seus clientes de suas redes sociais foram mais participativos e engajados;
  • Seu maior faturamento em vendas ocorreu em qual data sazonal;
  • Entre outras.
No entanto, se você é novo no ramo, observe a concorrência e tente evitar os mesmos erros cometidos por ela.

Esteja próximo de seu público

Estabelecer um posicionamento da sua marca, garantindo uma proximidade com o seu público-alvo, é uma excelente estratégia de engajamento. Isso por ser feito por intermédio das redes sociais, tão importantes para a criação dessa relação mais estreita.

A vantagem aqui é que você não precisa estar próximo a uma data sazonal: isso pode ser feito aos poucos, reafirmando a presença da sua marca na mente do consumidor.

Utilize o tom de voz certo

Uma campanha sazonal pede um tom de voz que aproxime sua loja virtual do cliente. Dessa forma, o que você quiser transmitir chegará a ele com mais clareza.

Utilizando um discurso convincente que, além de valorizar o produto em questão, agregará valor ao seu negócio, pode atingir em cheio o consumidor.

Faça divulgação nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas valiosíssimas quando se fala em e-commerce. Basta você disponibilizar algumas vantagens que sua loja disponibiliza para os clientes e os resultados serão altamente positivos.

Ofereça vantagens

O consumidor ama obter vantagens ou um mimo no momento de uma compra, seja na forma de pagamento, seja na isenção do frete ou, até mesmo, na rapidez da entrega.

Veja, então, algumas ações que afetam positivamente a decisão de compra do cliente e podem fazer com que o cliente opte pelo seu e-commerce.
  • Descontos em produtos relacionados à data podem ser representar uma grande economia para alguns consumidores;
  • Frete grátis é um excelente diferencial e, certamente, o consumidor não resiste;
  • Cupons com descontos exclusivos;
  • Entrega ágil é hoje uma vantagem e tanto, a ansiedade de receber as encomendas é bem grande.
Se você tiver um pouquinho de criatividade, outros benefícios cabíveis à sua operação podem ser somadas a essas. Por isso, aposte nelas: é sucesso total.

De fato, o planejamento é a base de tudo para o sucesso garantido em vender em datas sazonais. Siga as dicas apresentadas neste conteúdo e garanta um bom faturamento para a sua loja virtual nesses períodos de destaque do ano.

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