E-commerce ou marketplace? Conheças suas principais diferenças

E-commerce ou marketplace? Conheças suas principais diferenças

Embora a venda online esteja em plena expansão, alguns empreendedores ainda usam os termos e-commerce ou marketplace como sinônimos quando se referem ao comércio digital. Entender a diferença entre ambos é essencial para descobrir qual das duas abordagens está mais alinhada com seu nicho de mercado, por exemplo.
4 nov, 2021
6 min
Tanto a plataforma do e-commerce quanto a do marketplace atendem a propósitos comerciais semelhantes, operando como lojas online. No entanto, existem algumas particularidades desses modelos de negócios no que se refere aos processos por trás da venda de produtos aos consumidores.

O que é e-commerce?

O e-commerce é uma loja online de uma empresa, seja ela revendedora ou fabricante. Nesse ambiente digital, que pode ser um site, aplicativo ou plataforma, o empreendedor controla o próprio estoque e vende apenas produtos que fazem parte do catálogo da empresa.

Embora possa haver a terceirização de algum serviço, não existe um intermediador envolvido no processo de venda. Assim, a marca é a única responsável por todo o contato direto com o consumidor final, desde a compra até a entrega. Além disso, o e-commerce dá ao empreendedor a oportunidade de destacar os diferenciais da marca e também de atuar em segmentos específicos do mercado.

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O que é marketplace?

A variedade de produtos comercializados é um dos seus principais atrativos desse modelo de vendas online. O marketplace reúne produtos de diferentes lojas e oferece uma gama de itens mais ampla do que o e-commerce de uma única marca. Por isso, é comum pensar nessa plataforma como um shopping center virtual.

Essa plataforma é a maneira mais simples, rápida e econômica para conhecer as possibilidades do varejo digital. A expertise do marketplace é importante especialmente para os empreendedores acostumados com a dinâmica da loja física, mas que ainda estão pouco familiarizados com o modelo de negócio de vendas online.

Quais as principais diferenças entre um e-commerce e o marketplace?

Como escolher entre os dois modelos de vendas online? As características apresentadas sobre o e-commerce e o marketplace impactam 6 questões importantes, tais como as que citaremos a seguir.

1. Investimento necessário

Uma das principais vantagens do marketplace é a economia inicial para começar a vender seus produtos rapidamente e a alcançar os clientes que compram na plataforma. Tudo o que você precisa é criar um perfil de vendedor no marketplace escolhido e cadastrar suas mercadorias.

A economia de tempo no desenvolvimento de um site também contribui para aumentar sua margem de lucro, permitindo que você se concentre na elaboração de novos produtos e na gestão das vendas.

Por outro lado, os custos para desenvolver um e-commerce são um pouco maiores. Embora existam plataformas que ajudem as empresas na criação de suas lojas online, ainda é necessária a contratação de um desenvolvedor web para cuidar do design, integração e recursos personalizados. Outros custos a serem considerados na hora de criar uma loja online própria incluem o nome do domínio, o certificado HTTPS e o sistema de pagamento.

2. Lucratividade

O desenvolvimento de um e-commerce leva mais tempo. Com o alto investimento inicial, será necessário um tempo maior para obter uma margem de lucro positiva.

O marketplace tem custos de venda como comissões e taxas para que você venda seus produtos na plataforma. Ainda assim, a lucratividade rende boas margens de lucro já nas primeiras vendas.

3. Ações de marketing e visibilidade

O reconhecimento da marca e a confiança do consumidor é algo que não se conquista imediatamente. Embora as pessoas se sintam mais à vontade para realizar compras online, elas ainda desconfiam de marcas pouco conhecidas. Caso você decida criar um e-commerce, esteja ciente de que levará tempo para conquistar o reconhecimento e lealdade dos consumidores à marca.

Também é preciso lembrar que a criação de uma loja online exclusiva não é a garantia de que você terá visitantes. Por isso, depois que o site for construído, é necessário tempo e investimento para desenvolver ações de marketing que ajudem a destacar sua loja virtual.
Seus clientes precisam encontrar sua loja virtual ao pesquisar no Google e outras ferramentas de busca. Isso significa a necessidade de investimento na otimização de mecanismos de busca (SEO) e também na publicidade paga.

Os marketplaces permitem que os varejistas contornem essa etapa com facilidade. A maioria dessas plataformas já conta com o reconhecimento e a confiança dos consumidores. Com isso, os vendedores pegam carona nessa credibilidade e, como recompensa, acessam imediatamente um grande público de consumidores em potencial.

Também não é necessário preocupar-se com SEO ou publicidade paga, pois os marketplaces já realizam investimento em recursos que ajudam a aumentar a visibilidade de seus produtos nas ferramentas de busca. Uma desvantagem do marketplace é que o foco está no seu produto e não apenas em sua marca enquanto no e-commerce você pode reforçar a identidade da empresa.

4. Logística

Manter um e-commerce envolve custos logísticos essenciais como gestão de estoque, separação, preparo, encaminhamento das mercadorias ao consumidor e mão de obra para todas essas operações. Isso significa também custos com espaço para a armazenagem e o risco financeiro de manter um estoque que corre o risco de ser danificado, perdido, roubado ou não ser vendido.

Os marketplaces dispensam a operação logística, porque apenas oferecem um espaço para as marcas listarem seus produtos e se conectarem com os consumidores. Isso significa uma economia significativa de gestão de mercadorias.

5. Escalabilidade

Por ser a solução mais simples e barata de venda online, o marketplace também é a maneira mais lucrativa de fazer com que suas vendas cresçam rapidamente. Se um e-commerce deseja se tornar mais escalável, ele precisa de mais tempo e investimento.

É fundamental ter mais estoque, maior espaço de armazenamento e realizar a contratação extra de pessoal para gerenciar, classificar, estocar e enviar as mercadorias. Em vez de gastar tempo e recursos com esses aspectos, o marketplace investe no desenvolvimento de ferramentas que melhorem a experiência do cliente, impulsionando mais vendas.

6. Segurança

É preciso oferecer ao consumidor a garantia de segurança no trato com os dados pessoais necessários para a compra online. No e-commerce cabe ao empreendedor a tarefa de contratar um serviço de proteção de dados. No caso do marketplace, esse cuidado já faz parte do protocolo da plataforma, o que garante mais segurança nas transações.

O que considerar na hora de escolher a melhor opção para o seu negócio?

Ainda na dúvida sobre o uso do e-commerce ou do marketplace para suas vendas online? Então, você precisa conhecer as facilidades oferecidas pela Amazon. Além de eliminar os processos burocráticos que dificultam a venda online, nós apresentamos vantagens exclusivas.

Credibilidade reconhecida internacionalmente

A Amazon é referência quando falamos em vendas online. Por meio desse marketplace, você tem a oportunidade de apresentar seus produtos para milhares de consumidores no Brasil e no exterior. Além disso, a Amazon já conta com uma base consolidada de usuários, o que garante a existência de um público consumidor para seus produtos já no início das operações.

Logística facilitada

O programa FBA - Logística da Amazon é uma alternativa oferecida pela Amazon para cuidar de todo o processo de compra, do atendimento ao cliente até o envio e a devolução dos produtos que você vende. Basta enviar as mercadorias para o Centro de Controle e Distribuição da Amazon.

Customização do frete

O custo de frete é uma das principais dúvidas dos vendedores. Para eliminar essa preocupação, a Amazon oferece um cálculo de frete baseado nos custos da mercadoria e nas taxas de logística e entrega.

Ferramentas para a gestão das vendas online

A Amazon oferece diferentes recursos tecnológicos que ajudam você a gerenciar seu negócio virtual. Com o aplicativo Amazon Seller, é possível analisar suas vendas, gerenciar ofertas, controlar seu inventário, encontrar produtos para vender, responder às perguntas dos consumidores, bem como capturar e editar fotos para o cadastramento de mercadorias.

Referência na experiência do usuário

A Amazon leva a sério a experiência do cliente em todas as etapas do processo de venda. Detalhes como o layout do site e aplicativo, divisão de produtos em categorias e subcategorias, ranking de produtos, compra em 1 clique, itens relacionados e avaliações de outros consumidores são pontos desenvolvidos que contribuem para a decisão de compra do cliente.

Para tornar a experiência ainda mais personalizada, a Amazon também apresenta uma sugestão de produtos com base no histórico do consumidor, o que torna a experiência de compra ainda mais personalizada.

Recursos para pequenos e médios negócio

A Amazon oferece uma série de ferramentas para que você cresça, independentemente do tamanho do seu negócio. Entre os recursos disponíveis, temos:
  • Seller University: oferece uma série de vídeos com treinamento gratuito para ajudar você a aprender a realizar suas vendas na Amazon;
  • Histórias de sucesso: conheça os casos de empreendedores que alavancaram as vendas no marketplace da Amazon;
  • Fale conosco: sempre que surgir alguma dúvida sobre como a Amazon pode contribuir para a expansão do seu negócio, entre em contato;
  • Eventos e treinamentos online: aprenda com especialistas como ter uma loja virtual bem-sucedida;
  • Rede de prestadores de serviço: conheça uma lista de prestadores de serviços terceirizados aprovados pela Amazon que podem ajudar você a iniciar suas vendas em nosso marketplace.
Agora que você conferiu os benefícios exclusivos do marketplace da Amazon registre-se em nossa plataforma e expanda o seu negócio com a venda online.

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