7 passos essenciais para quem quer começar a vender em marketplace

7 passos essenciais para quem quer começar a vender em marketplace

Marketplace é o termo utilizado para definir uma plataforma online em que comerciantes de diferentes nichos de mercado podem oferecer seus produtos aos consumidores. Esses sites têm atraído os donos de lojas físicas que querem atuar na Internet, pois vender em marketplace é a oportunidade de tornar a sua marca disponível e acessível aos compradores, multiplicando as possibilidades de vendas.
15 dez, 2021
5 min
Nessas plataformas, o consumidor visualiza o produto que você oferece, mas a operação é processada pelo gestor do marketplace, que repassa a porcentagem de cada venda ao lojista. O estoque e a logística podem ficar sob responsabilidade da sua loja ou do marketplace onde foi realizada a venda.

Se você quer abrir um negócio online, continue a leitura deste post. Aqui, você vai conhecer os benefícios desse tipo de plataforma, descobrir como começar a vender seus produtos nesse canal e como escolher o marketplace ideal para seu negócio.

Quais são as vantagens das plataformas de vendas virtuais?

Listamos alguns dos benefícios de vender seus produtos em um marketplace. Eles são válidos tanto para quem já tem uma loja virtual quanto para quem vai migrar para as vendas online.

É mais barato que ter um e-commerce próprio

Gerenciar sua própria loja na Internet exige um alto investimento financeiro e estratégico, enquanto as vendas em uma plataforma online dependem de um custo mínimo de assinatura e comissão.

Além disso, essas lojas estão configuradas para garantir o maior volume de vendas dos lojistas. Tudo isso acontece com muita praticidade: só é necessário fazer o cadastro dos produtos para começar a vender.

Você se beneficia com o alcance da plataforma

Os marketplaces atraem um tráfego significativo de pessoas dos mais diferentes perfis e necessidades. Além disso, eles apresentam uma alta taxa de conversão de visitantes graças a propostas como entrega rápida, preços competitivos e ampla oferta de produtos disponíveis.

Isso significa que esses espaços oferecem uma chance real de que seus produtos encontrem consumidores interessados sem a necessidade de grandes investimentos em ações de marketing, por exemplo.

Ocorre um aumento na visibilidade da sua marca

Uma das principais barreiras para uma loja virtual de sucesso é a falta de confiança que os consumidores podem ter ao finalizar a compra e inserir informações pessoais na hora do pagamento. Vencer essa desconfiança é ainda mais difícil para quem está estreando no comércio eletrônico, já que muitos clientes ainda não conhecem a marca e os produtos.

A boa reputação de uma plataforma de vendas ajuda a aproximar você do consumidor, eliminando qualquer desconfiança. Esse canal de vendas também é totalmente compatível com outras estratégias. Se a sua marca já é forte no e-commerce ou se você deseja tornar o seu negócio conhecido por um público maior, os marketplaces são a ferramenta ideal para atrair o interesse dos novos consumidores.

Há mais ferramentas para otimizar as vendas

Os melhores marketplaces do mercado disponibilizam ferramentas de análise, que ajudam você a monitorar o desempenho das suas vendas. Com esses dados em mãos, é possível desenvolver uma estratégia mais eficiente para otimizar o desempenho da sua marca. Seja alterando a subcategoria de um produto, seja postando imagens mais nítidas, é possível fazer alterações que ajudam a vender mais.

Como começar a vender em marketplace?

Confira os 7 passos essenciais para você iniciar as vendas nesse canal virtual.

1. Pense no público que você deseja atingir

Um dos primeiros passos antes de escolher o marketplace que você deseja utilizar é descobrir onde estão os consumidores da sua marca. Seu alvo serão os compradores locais ou você planeja oferecer remessas regionais e para o exterior?

Se o seu interesse é expandir o mercado em níveis nacional e internacional, opte por um marketplace reconhecido pelo maior número de consumidores, que atue em diferentes países.

2. Escolha o marketplace adequado para o seu nicho

Definido o público a ser atingido, o próximo passo é encontrar a plataforma de vendas ideal para os produtos que você vende. Alguns marketplaces oferecem espaços para vendedores dos mais variados segmentos de mercado, enquanto outros são voltados para nichos específicos, como esportes, roupas, eletrônicos e alimentos.

De acordo com a estratégia elaborada, cabe a você decidir se o foco será em um segmento exclusivo ou em uma plataforma mais ampla. Além disso, é essencial ler o contrato atentamente para entender os direitos e deveres do seu negócio e da plataforma escolhida.

Vale lembrar que não é necessário focar apenas em um marketplace, mas o ideal é iniciar a gestão por um único canal de vendas, expandindo a ação no comércio online aos poucos.

3. Crie a sua conta

Após escolher o marketplace e o plano de vendas, é hora de realizar o cadastro na plataforma. Para isso, é necessário informar dados como o CNPJ ou CPF, a razão social da empresa (no caso de cadastros de pessoa jurídica), o nome que sua loja vai usar, o endereço oficial registrado e um cartão de débito ou crédito para a cobrança das tarifas. Depois dessa inscrição, o marketplace pode solicitar outros documentos.

4. Cadastre os produtos

Feita a configuração da conta, chegou o momento de cadastrar seus produtos na plataforma. No início, é preciso fazer a apresentação de cada produto, o que pode incluir título, imagem, descrição da mercadoria, dimensões, benefícios, preço e tipo de frete.

Em seguida, selecione a categoria em que o produto será anunciado, confira as informações enviadas e salve as alterações. Essas informações ficam registradas em um banco de dados — o que quer dizer que não será necessário refazer esse passo a passo sempre que você criar uma oferta para um produto já cadastrado.

5. Inaugure sua página de vendas

Mesmo após adicionar os produtos, é necessário conferir novamente as categorias em que eles estão cadastrados. Isso dá mais credibilidade à sua marca e deixa o cliente mais seguro para fechar negócio. Feito isso, é hora de disponibilizar seus produtos.

O marketplace tem uma área de gerenciamento de pedidos. Lá, é possível acompanhar as compras, conferir o processo de entrega e administrar as devoluções. É necessário se atentar a esse espaço para garantir o acompanhamento de todos os processos.

Lembre-se, ainda, de responder imediatamente todas as dúvidas dos consumidores, inclusive os comentários negativos em relação às mercadorias ou ao prazo de entrega.

6. Cuide da entrega dos produtos

A logística de entrega pode variar de um marketplace para outro. Caso a sua marca seja responsável pela separação e pelo envio dos produtos, siga estas dicas:
  • descubra como as mercadorias devem ser enviadas para que elas cheguem em perfeito estado no endereço do cliente;
  • utilize a embalagem mais adequada para o produto — no caso de envio de objetos frágeis, use materiais que amorteçam eventuais quedas;
  • confira se os itens pedidos estão separados e se há alguma observação do consumidor;
  • lembre-se de etiquetar adequadamente a embalagem e de incluir a nota fiscal.

7. Aprenda a otimizar sua página de vendas

Seguidos os passos iniciais para começar a vender em marketplace, invista em estratégias que podem destacar a sua marca na plataforma e impactar na decisão de compra do cliente:
  • publique fotos em alta resolução para destacar a qualidade dos produtos vendidos;
  • faça títulos e descrições curtos e atraentes;
  • convença o consumidor que a sua mercadoria atende às necessidades dele;
  • use o Google Ads para descobrir quais são as palavras-chave mais populares utilizadas para falar das mercadorias que você vende e inclua esses termos nos textos.

Quais são os cuidados necessários na hora de escolher a plataforma de vendas?

Antes de cadastrar sua loja em uma plataforma de vendas, é preciso se atentar aos seguintes pontos.

Conheça o tráfego do marketplace

Como uma das maiores vantagens de vender nessas plataformas é a base de clientes já adquirida, é importante ter atenção ao tráfego desse canal de vendas. Isso é ainda mais importante no caso de mercados com nichos mais específicos.

Investigue as taxas

Cada marketplace tem sua própria política de taxas, e é importante conhecê-las antes de fechar negócio. Além da cobrança do plano de vendas e da taxa por cada venda realizada, considere outras taxas adicionais que podem entrar no custo final. Lembre-se que tarifas elevadas podem prejudicar estratégias para alavancar as vendas, como as promoções.

Atente-se ao suporte oferecido pela plataforma

A maioria dos marketplaces oferece recursos que ajudam os lojistas a aproveitar o potencial desses espaços de vendas. Suportes como ferramentas de marketing, cursos e canais de atendimento rápido podem tornar a gestão das suas vendas mais eficiente.

Avalie a tecnologia utilizada no marketplace

Falhas na hora de fechar o pedido ou dificuldades do consumidor para realizar o cadastro são fatores que dificultam as vendas. A plataforma escolhida deve oferecer páginas que facilitem a navegação do usuário em todas as etapas. Além disso, o site deve ser prático para o lojista, facilitando o cadastro de produtos, por exemplo.

Descubra como funciona a logística de entrega

O marketplace pode fazer com que o seu modelo de negócios seja mais eficiente na etapa de entrega. Veja se a plataforma em questão oferece uma solução para cuidar do envio, da entrega e das devoluções de produtos. Com isso, sobra mais tempo para você cuidar da sua página e oferecer uma experiência cada vez melhor aos consumidores.

Vender em marketplace é a solução ideal para trazer a sua marca para o espaço virtual e aproximá-la dos consumidores. Siga os passos iniciais apresentados aqui e aproveite todos os benefícios que esse canal de vendas tem a oferecer.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual é a plataforma ideal de vendas para o seu negócio, confira as vantagens de vender no marketplace da Amazon.

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