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Amazon Brasil apresenta dados inéditos sobre seu impacto nas pequenas e médias empresas brasileiras durante o

A apresentação do estudo com dados sobre o impacto positivo de suas operações no ecossistema empreendedor brasileiro foi destaque durante evento de capacitação e networking.
26 mai, 2023
4 min
São Paulo, 25 de maio de 2023 – Os destaques do estudo inédito realizado pela Amazon sobre seu impacto nas pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras que vendem através de seu marketplace foram apresentados durante a 3ª edição do Amazon Conecta, evento voltado para empreendedores no mundo do comércio eletrônico. O estudo revelou que a Amazon Brasil totaliza mais de 50 mil vendedoras e vendedores parceiros com ofertas ativas em seu marketplace, 99% são PMEs, somando cerca de 9,6 milhões de produtos listados no site.

Ao longo dos últimos anos, o comércio eletrônico se tornou uma das principais fontes de renda para os empresários brasileiros. De acordo com o estudo, 81% das lojas parceiras na Amazon Brasil foram lançadas entre 2020 e 2022. Os pequenos e médios negócios que vendem no marketplace da Amazon.com.br, lançado em 2017, já geraram mais de 54 mil empregos diretos e indiretos no Brasil relacionados à essa parceria, reforçando o compromisso de longo prazo da companhia com o país.

De acordo com Ricardo Garrido, diretor da loja de Vendedores Parceiros da Amazon Brasil, os vendedores brasileiros encontram na Amazon a oportunidade de ampliar e profissionalizar seus negócios. “Nosso objetivo é que os negócios dos nossos vendedores parceiros continuem crescendo e nosso time trabalha arduamente para que cada loja se desenvolva e aumente suas vendas. Os números que trouxemos são o retrato atual da nossa rotina de empoderar nossos parceiros, o que contribui, também, para o desenvolvimento econômico do país”, diz.

A grandiosidade do Brasil também é vista nos números: 62% dos vendedores parceiros estão localizados fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e 77% das vendas são destinadas a clientes de estados diferentes de onde o vendedor está localizado. Por meio da Amazon, esses vendedores conseguem alcançar uma base nacional de clientes, promovendo diversidade e inclusão geográfica. O estudo mostra também que os estados do Piauí, Rondônia e Amazonas são os que apresentaram maior crescimento em número de vendedores no marketplace da Amazon desde 2019.

Além de impulsionar as pequenas e médias empresas a nível nacional, os números demonstram que a Amazon ajuda esses negócios a expandirem para novos países, uma vez que cerca de 8% dessas PMEs exportam para os Estados Unidos e outros mercados, um crescimento de aproximadamente 4x entre 2018 e 2022.

"Nosso objetivo é que os negócios dos nossos vendedores parceiros continuem crescendo e nosso time trabalha arduamente para que cada loja se desenvolva e aumente suas vendas. Os números que trouxemos são o retrato atual da nossa rotina de empoderar nossos parceiros, o que contribui, também, para o desenvolvimento econômico do país."

Ricardo Garrido
Diretor de Marketplace, Amazon Brasil
Durante o Amazon Conecta, os participantes puderam assistir a diversos painéis com especialistas em comércio eletrônico da Amazon e do mercado, como Bruno de Oliveira, CEO e fundador do Ecommerce na Prática; Célia Kano, co-CEO da Rede Mulher Empreendedora; e Ivan Tonet, coordenador de Mercados e Transformação Digital do SEBRAE. Além da oportunidade de ampliar sua rede de contatos e se atualizar sobre as tendências do e-commerce, puderam participar de workshops sobre os programas da Amazon como FBA – Logística da Amazon e Vendas Internacionais, além de masterclasses sobre tendências e dicas para diversas categorias de produtos como bens de consumo, moda, eletrônicos e livros.

“A Amazon investe no sucesso das pequenas e médias empresas, ajudando-as a alcançar mais clientes por meio de programas logísticos, ferramentas tecnológicas e capacitação”, completa Garrido. Priorizando o desenvolvimento desses vendedores parceiros e com o objetivo de profissionalizar ainda mais o setor, a empresa investe fortemente em treinamento para as PMEs. Durante 2021 e 2022, foram mais de 216 mil treinamentos concluídos e 6.3 milhões de horas de conteúdo consumidas pelos participantes.
Mais informações sobre como vender na Amazon, programas e soluções para vendedores parceiros podem ser encontradas em: https://venda.amazon.com.br/

Sobre a Amazon

A Amazon é guiada por quatro princípios: obsessão do cliente em vez de foco na concorrência, paixão pela invenção, compromisso com a excelência operacional e visão de longo prazo. A Amazon se esforça para ser a empresa mais centrada no cliente do mundo, o melhor empregador do mundo e o lugar mais seguro para trabalhar no mundo. Avaliações de consumidores, compra de 1 clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon, Amazon Web Services (AWS), Kindle Direct Publishing, Kindle, Career Choice, Fire tablets, Fire TV, Amazon Echo, Alexa, tecnologia Just Walk Out, Amazon Studios e The Pledge Climate são algumas das ações pioneiras da Amazon. Para mais informações, amazon.com.br/imprensa ou entre em contato conosco em imprensa@amazon.com.

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