Semana do Brasil: o que é e por que sua loja virtual deve participar
Estar ligado em quais são as principais datas comerciais no país é fundamental para criar uma estratégia de vendas de sucesso e aproveitar estes momentos para impulsionar as vendas de sua loja.
Isso inclui a Semana do Brasil, evento criado pelo Governo Federal, que acontece durante uma semana do ano e onde as lojas criam descontos e promoções especiais.
Isso inclui a Semana do Brasil, evento criado pelo Governo Federal, que acontece durante uma semana do ano e onde as lojas criam descontos e promoções especiais.
25 mar, 2021
12 min
O que é e como começou a Semana do Brasil
A Semana do Brasil é organizada em um parceria do Governo Federal com as principais empresas varejistas do país. Sua primeira edição aconteceu em 2019, entre os dias 6 e 15 de setembro. Enquanto que no ano passado, ela foi realizada de 3 a 13 de setembro.
Esse ano a data ainda não foi definida, mas a ideia é que aconteça sempre próxima ao feriado da Independência do Brasil e que a iniciativa ganhe cada vez mais visibilidade. Podemos pensá-la, por exemplo, como uma espécie de “Black Friday” nacional, onde são realizadas diversas ações promocionais.
Ela é voltada não somente para grandes empresas como também para os microempreendedores, e engloba diversos setores de vendas. Empresas públicas também fazem parte do evento e oferecem suporte aos participantes, com ações, por exemplo, do Sebrae.
Participam da Semana do Brasil lojas físicas e lojas virtuais/e-commerces.
Esse ano a data ainda não foi definida, mas a ideia é que aconteça sempre próxima ao feriado da Independência do Brasil e que a iniciativa ganhe cada vez mais visibilidade. Podemos pensá-la, por exemplo, como uma espécie de “Black Friday” nacional, onde são realizadas diversas ações promocionais.
Ela é voltada não somente para grandes empresas como também para os microempreendedores, e engloba diversos setores de vendas. Empresas públicas também fazem parte do evento e oferecem suporte aos participantes, com ações, por exemplo, do Sebrae.
Participam da Semana do Brasil lojas físicas e lojas virtuais/e-commerces.
Categorias e produtos que participam da Semana do Brasil
Se interessou pela iniciativa e quer que a sua loja virtual faça parte do evento? Todos os setores podem entrar nessa ação, desde lojas de eletrônicos, roupas e acessórios até agências de viagem e restaurantes. A edição do ano passado incluiu, por exemplo, prestadores de serviços, como academias e clínicas de estética.
Como fazer sua loja virtual participar da Semana do Brasil
Podem participar da Semana do Brasil empresas de grande, médio ou pequeno porte, e para isso é preciso fazer sua inscrição no site oficial do evento, no site do Governo Federal.
Ao realizar seu cadastro, você poderá baixar o material de divulgação oficial da campanha. A dica é incluir esses materias em seu site e redes sociais, pois a ideia é dar mais visibilidade para a data e, consequentemente, para sua marca. A divulgação do evento fica por conta do Governo Federal.
As inscrições são liberadas em média um mês antes do evento, mas você pode criar seu plano de ação desde já!
Ao realizar seu cadastro, você poderá baixar o material de divulgação oficial da campanha. A dica é incluir esses materias em seu site e redes sociais, pois a ideia é dar mais visibilidade para a data e, consequentemente, para sua marca. A divulgação do evento fica por conta do Governo Federal.
As inscrições são liberadas em média um mês antes do evento, mas você pode criar seu plano de ação desde já!
Dicas para aumentar suas vendas na Semana do Brasil
Independente do tamanho do seu negócio, o fundamental é pensar em ações que realmente irão atrair seus consumidores em potencial.
Pense em quais são os tipos de promoções e descontos que seu cliente procura, e em quais produtos dar um destaque especial. Não deixe de considerar a época do ano, que pode ser a preparação para o dia das crianças, por exemplo, ou alguma outra data importante para o segmento de sua loja.
Responda estas perguntas para criar uma política de preços e descontos e montar um planejamento efetivo. Confira mais dicas:
Pense em quais são os tipos de promoções e descontos que seu cliente procura, e em quais produtos dar um destaque especial. Não deixe de considerar a época do ano, que pode ser a preparação para o dia das crianças, por exemplo, ou alguma outra data importante para o segmento de sua loja.
Responda estas perguntas para criar uma política de preços e descontos e montar um planejamento efetivo. Confira mais dicas:
1. Separe os produtos por data
Para se planejar para a data, com os dados em mãos a respeito do perfil do seu cliente, é importante separar quais serão os produtos que farão parte desta ação. Assim, você já consegue gerenciar o estoque com mais precisão e focar no que precisa investir para realizar as promoções.
Além disso, é possível trabalhar em uma divulgação mais específica, pensando em cada categoria de produto, e criar uma estratégia de venda que realmente converse com seu público.
Por exemplo, se sua loja é especializada em produtos para cuidados com a pele, você pode criar um desconto somente para os hidratantes faciais. A partir disso, fazer uma campanha nas redes sociais conversando sobre a importância de hidratar todos os tipos de pele.
Isso é diferente do que simplesmente anunciar “desconto de 10% sobre todos os itens” porque fala diretamente com uma dor de seu cliente, ao mesmo tempo que pode tirar dúvidas. Mesmo que haja promoções em diversos setores, é possível pensar em campanhas personalizadas para cada um.
No caso das lojas cadastradas no markeplace Amazon, é possível aproveitar os dados oferecidos pelo assistente de vendas, para fazer uma análise ainda mais aprofundada e se planejar de uma forma melhor.
Além disso, é possível trabalhar em uma divulgação mais específica, pensando em cada categoria de produto, e criar uma estratégia de venda que realmente converse com seu público.
Por exemplo, se sua loja é especializada em produtos para cuidados com a pele, você pode criar um desconto somente para os hidratantes faciais. A partir disso, fazer uma campanha nas redes sociais conversando sobre a importância de hidratar todos os tipos de pele.
Isso é diferente do que simplesmente anunciar “desconto de 10% sobre todos os itens” porque fala diretamente com uma dor de seu cliente, ao mesmo tempo que pode tirar dúvidas. Mesmo que haja promoções em diversos setores, é possível pensar em campanhas personalizadas para cada um.
No caso das lojas cadastradas no markeplace Amazon, é possível aproveitar os dados oferecidos pelo assistente de vendas, para fazer uma análise ainda mais aprofundada e se planejar de uma forma melhor.
2. Defina uma estratégia de precificação
Para realizar qualquer desconto sem ter prejuízo é necessário analisar onde você pode reduzir custos. As promoções não valerão a pena se elas significarem um preço para sua empresa, pense em longo e a curto prazo, gerencie o seu caixa.
Se você é um revendedor ou comercializa produtos de fabricação própria, estude se seria possível adquirir os produtos por um custo menor, negociando com os fornecedores atuais ou procurando outros. É possível reduzir custos também ao otimizar o processo de embalagem e entrega dos itens.
Feito isso, é hora de definir os seus principais objetivos com essa ação. Por exemplo, você quer aproveitar a oportunidade para dar destaque a um produto que é o seu carro-chefe de vendas ou gostaria de ganhar visibilidade em uma categoria pela qual sua loja ainda não é muito conhecida?
É a partir dos objetivos que será possível determinar quais serão os tipos de promoções e os produtos que entrarão nela. Estabeleça um prazo para a ação, por exemplo, o desconto será válido durante toda a Semana do Brasil ou se em cada dia haverá promoções diferentes.
Mas, qual tipo de desconto é o mais vantajoso para sua empresa e que também atrairá seus possíveis consumidores? Você pode escolher entre oferecer frete grátis, cupons, promoções exclusivas, desconto progressivo ou desconto para a próxima compra.
Mais uma vez, deve ser algo que se adeque ao seu planejamento. Avalie as condições antes de implementar qualquer ação.
Se você é um revendedor ou comercializa produtos de fabricação própria, estude se seria possível adquirir os produtos por um custo menor, negociando com os fornecedores atuais ou procurando outros. É possível reduzir custos também ao otimizar o processo de embalagem e entrega dos itens.
Feito isso, é hora de definir os seus principais objetivos com essa ação. Por exemplo, você quer aproveitar a oportunidade para dar destaque a um produto que é o seu carro-chefe de vendas ou gostaria de ganhar visibilidade em uma categoria pela qual sua loja ainda não é muito conhecida?
É a partir dos objetivos que será possível determinar quais serão os tipos de promoções e os produtos que entrarão nela. Estabeleça um prazo para a ação, por exemplo, o desconto será válido durante toda a Semana do Brasil ou se em cada dia haverá promoções diferentes.
Mas, qual tipo de desconto é o mais vantajoso para sua empresa e que também atrairá seus possíveis consumidores? Você pode escolher entre oferecer frete grátis, cupons, promoções exclusivas, desconto progressivo ou desconto para a próxima compra.
Mais uma vez, deve ser algo que se adeque ao seu planejamento. Avalie as condições antes de implementar qualquer ação.
3. Foque no atendimento
As estratégias de marketing fazem toda a diferença quando o assunto é conseguir com que uma empresa, loja ou marca, ganhe destaque e se torne conhecida pelo seu público. Em um meio tão competitivo como a internet, é preciso pensar em maneiras de se destacar e de ser visto.
Participar de uma ação como a Semana do Brasil é uma oportunidade, mas, para isso, é preciso criar estratégias de comunicação eficientes, com uma campanha voltada para a divulgação do evento.
Use as redes sociais da sua loja para isso, crie um conteúdo de qualidade para chamar atenção dos consumidores e que informe com clareza quais são as promoções. Divulgue também as maneiras com que o cliente pode entrar em contato com você.
Participar de uma ação como a Semana do Brasil é uma oportunidade, mas, para isso, é preciso criar estratégias de comunicação eficientes, com uma campanha voltada para a divulgação do evento.
Use as redes sociais da sua loja para isso, crie um conteúdo de qualidade para chamar atenção dos consumidores e que informe com clareza quais são as promoções. Divulgue também as maneiras com que o cliente pode entrar em contato com você.
O e-mail marketing é outra ferramenta que pode ser utilizada para conversar com seu público, além de investir em anúncios pagos no Facebook, Instagram, no Google e dentro da própria Amazon, com a Amazon Ads.
Mas, as ações não param por aí. Não basta somente fazer a divulgação, é preciso mostrar para seus consumidores que você está focado em atendê-los com qualidade. Por isso, fique atento às mensagens recebidas por todos seus canais de comunicação.
Organize uma estrutura na sua empresa para responder aos clientes com rapidez e clareza. Isso é uma forma de passar credibilidade e fortalecer o relacionamento com eles.
Não se esqueça do pós-venda para loja virtual, envie um e-mail perguntando sobre a satisfação do cliente, mande um cupom para a próxima compra. Essas iniciativas auxiliam com que ele se lembre da sua empresa e que volte a considerá-la quando precisar de outros produtos.
Mas, as ações não param por aí. Não basta somente fazer a divulgação, é preciso mostrar para seus consumidores que você está focado em atendê-los com qualidade. Por isso, fique atento às mensagens recebidas por todos seus canais de comunicação.
Organize uma estrutura na sua empresa para responder aos clientes com rapidez e clareza. Isso é uma forma de passar credibilidade e fortalecer o relacionamento com eles.
Não se esqueça do pós-venda para loja virtual, envie um e-mail perguntando sobre a satisfação do cliente, mande um cupom para a próxima compra. Essas iniciativas auxiliam com que ele se lembre da sua empresa e que volte a considerá-la quando precisar de outros produtos.
4. Crie sua loja em uma marketplace
Diversos marketplaces participam da Semana do Brasil, consequentemente sua visibilidade será maior. Além disso, essas plataformas já possuem um número grande de usuários e a sua loja estará disponível para eles. É uma praticidade que muitos consumidores procuram, ao invés de buscar lojas pela internet, focam em apenas uma plataforma.
A Amazon é uma referência de comércio online no Brasil e no mundo todo e conquistou uma grande credibilidade em relação à qualidade de atendimento ao consumidor e à logística de entrega.
Isso agrega valor aos lojistas que hospedam sua loja neste marketplace, porque os usuários têm a garantia de que uma grande marca está por trás das transações comerciais que são realizadas ali.
O e-commerce da Amazon conta com uma imensa variedade de categorias e produtos, certamente você conseguirá encontrar os segmentos que mais tem a ver com a sua empresa.
Dentro do marketplace, os lojistas possuem acesso à Seller Central, onde você encontrará várias ferramentas que permitem gerenciar os preços, estoque e processo de entrega da sua loja em um só lugar. É uma maneira de otimizar os procedimentos e reduzir custos.
A Amazon é uma referência de comércio online no Brasil e no mundo todo e conquistou uma grande credibilidade em relação à qualidade de atendimento ao consumidor e à logística de entrega.
Isso agrega valor aos lojistas que hospedam sua loja neste marketplace, porque os usuários têm a garantia de que uma grande marca está por trás das transações comerciais que são realizadas ali.
O e-commerce da Amazon conta com uma imensa variedade de categorias e produtos, certamente você conseguirá encontrar os segmentos que mais tem a ver com a sua empresa.
Dentro do marketplace, os lojistas possuem acesso à Seller Central, onde você encontrará várias ferramentas que permitem gerenciar os preços, estoque e processo de entrega da sua loja em um só lugar. É uma maneira de otimizar os procedimentos e reduzir custos.
As datas comerciais são uma ótima chance para aumentar suas vendas
Participar da Semana do Brasil, assim como qualquer passo que você decida tomar em relação à sua empresa, requer um bom planejamento. Desenvolver a capacidade de criar metas a curto e longo prazo e traçar um caminho para cumpri-las irá te ajudar a pensar em como tirar o máximo de proveito desse evento.
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